Competitividade I Informatizar para melhorar o desempenho e a comunicacao

Gostou? compartilhe!

Conheça

A tecnologia tem avancado a passos largos e as empresas procuram se modernizar para nao perder mercado. A logica e simples: bem usada, a informatica amplia o controle, reduz desperdicio, melhora desempenho, facilita a comunicacao interna e externa e, consequentemente, amplia a competitividade, proporcionando um marketing social e ambiental intrinseco sempre favoravel ao negocio.

Por isso, no setor produtivo, a palavra de ordem e exatamente esta: competitividade, o que nao significa, necessariamente, precos baixos e sim, servicos e produtos melhores, com maior valor agregado e desempenho superior, em sintonia com a expectativa dos nichos de mercado, consumidores por excelencia. Informatizar, portanto, nao e mais escolha, e sim, sobrevivencia. Nesse processo de implantacao de novas tecnologias, descobrir o ponto de equilibrio entre o ideal e o possivel tornou-se o no gordio para as pequenas e medias empresas.

E sempre importante registrar que informatizar nao e apenas comprar computadores, instalar softwares e conectar tudo em rede. Por tras dessa teia deve haver um proposito definido anteriormente, que exige estudos.

O planejamento passa pelo diagnostico dos pontos vitais da empresa em que a tecnologia e prioritaria, quais os programas compativeis com os servicos, qual o redesenho para adequar os protocolos e, acima de tudo, qual a formacao tecnica necessaria aos operadores do novo sistema.

Sem a compreensao macro do que deve ser feito, o investimento sem criterios pode ser frustrante. Alem do desperdicio de recursos. O erro na escolha dos softwares, por exemplo, pode gerar mais problema do que solucao. Alem disso, o empreendedor precisa estar preparado para a mudanca no clima organizacional.

As maquinas implantadas exigem um novo estilo de trabalho e relacionamento internos e a visao do negocio tende a confluir para a reducao de desperdicio de tempo, de material, e energia, com melhora da produtividade e no relacionamento com o publico. Os ganhos nos custos, sem a perda da qualidade, e que vai levar a vantagens competitivas.

No entanto, tudo isso exige tempo, dinheiro e conhecimento. O diagnostico em si, dependendo da complexidade da empresa, exige profissionais especializados. Nao basta identificar o software que funciona melhor para determinado fim. E fundamental tambem que a interface entre os departamentos nao gere ruidos. Ha no mercado empresas que conseguem solucionar esse tipo de problema com linguagem exclusiva e, ao mesmo tempo, universal, com precos compativeis as empresas de pequeno porte.

Whatsapp Augusto Whatsapp Augusto