Sustentabilidade | Conceito e pratica para agregar valores

Gostou? compartilhe!

Conheça

A tese sobre sustentabilidade e extensa e complexa. Engloba preservacao do meio ambiente, desenvolvimento social e equilibrio financeiro, a partir de uma visao criativa da economia e um planejamento realista. Apesar de parecer recente, a discussao vem desde a decada de 40, mas ficava restrita a Europa, Canada e EUA.

No inicio, os paises desenvolvidos estavam preocupados principalmente em criar mecanismos para conter a miseria nos paises asiaticos e na regiao subsaariana. Segundo prognosticos maltusianos e neo-maltusianos faltariam alimento aos pobres e espaco no planeta aos ricos. Tudo culpa do consumismo.

As saidas apontadas, nem sempre em harmonia entre si, eram pelo avanco tecnologico e cientifico que ampliaria a producao de alimentos e reduziria a poluicao industrial e pelo controle do consumo, via conscientizacao.

O Brasil entrou na conversa a partir dos anos 90 e com muito pouco a oferecer, alem de seus recursos naturais, de seus biomas ricos em diversidade animal e vegetal, mas com industrias poluidoras. Logo, porem, as empresas brasileiras, empurradas pelas multinacionais, tambem se organizaram e passaram a discutir em profundidade o assunto, que se fechou sobre os porques e como se livrar de um suposto aquecimento global, capaz, novamente, de colocar o planeta em colapso.

Hoje, pode-se dizer que o conceito de estrutura sustentavel faz parte da maioria das grandes empresas fixadas em paises democraticos. Esteja onde estiver no mapa-mundi, a preocupacao com o meio ambiente e o social, se nao e, deveria ser inerente a essas corporacoes. As que lideram o movimento em prol da sustentabilidade ganharam inclusive tons orientais, com palavras novas em seus vocabularios internos, o que demonstra tambem a globalizacao das estrategias em comum.

Os gestores de ponta vao alem de acoes para cumprir as legislacoes ambientais e avancam para o campo da filosofia, falando em valores morais coletivos, interdependencia, serenidade e sintese.

O equilibrio financeiro, por sua vez, sempre foi e continuara sendo a condicao sine qua non do mercado e e ele que permitira a continuidade do negocio no longo prazo. Esta diretamente relacionado a lei da oferta e procura, pois seu fundamento e a necessidade do consumidor, seja ela culturalmente conhecida ou a construir. Por isso, a elaboracao do projeto precisa ser acertada, levando em conta todos os custos e tempo previsto de retorno. So assim sera possivel dimensionar o volume de recursos necessario a ser levantado ate que o negocio se solidifique. Erros nessa fase podem comprometer totalmente a perenidade da iniciativa.

Nao se pode esquecer que as mudancas conceituais, tem influencia nas exigencias dos consumidores, que migram gradativamente aos produtos e servicos ambiental e socialmente sustentaveis. Tanto e que os ambientalistas sempre lutaram pela propagacao de possiveis impactos na natureza de projetos que consideram inconsistentes, injetando certa dose de catastrofismo para colher sensibilizacao e conscientizacao popular.

O objetivo um misto de realismo com utopia e que o cidadao comum tambem tenha uma visao sustentavel e se torne consumidor moderado, avesso ao desperdicio.

Pode-se dizer que, nos paises desenvolvidos e em desenvolvimento, busca-se um ponto de equilibrio para evitar que os excessos atrapalhem os avancos tecnologicos e as politicas sociais para o desenvolvimento das nacoes. Mas o fato certo e que as empresas nao podem perder de vista a necessidade de desenvolver, com urgencia, um sistema limpo de producao e gestao.

E a partir desse ponto de inflexao que se deve analisar as pequenas e medias empresas, que precisam estar conscientes de que fazem parte de um debate global. Tanto e que a sociedade esta atenta aos seus passos, para que agreguem valores sustentaveis em seus processos de conquista de mercado.

O empresario que estabeleceu um bom relacionamento com seus clientes e investe no aperfeicoamento de seus produtos e servicos, deve ter captado em suas pesquisas domesticas, para orientar as melhorias, que a preocupacao dos consumidores e com uma empresa solida, posicionada em um plano considerado ideal. Ou seja, com desempenho economico otimizado a partir do fortalecimento de sua relacao com a comunidade e dos cuidados com o meio ambiente.

Essa harmonia, mesmo que ainda a ser alcancada, deve estar na compreensao de cada colaborador, parceiro e fornecedor. Equivale a dizer que a empresa precisa agir com transparencia, respeito e eficiencia para que toda a cadeia produtiva a veja como um diferencial, que repercutira positivamente sobre toda a sociedade.

Os investimentos, sejam eles em tecnologia ou pessoas, devem estar alinhados com essas referencias. Outro aspecto, e o emocional. Os colaboradores devem estar determinados a defender a politica proposta pela direcao. Esse convite a acao coletiva se fortalece com cursos, palestras e treinamentos.

Amarradas as pontas, as chances do negocio perdurar sao muito grandes. O monitoramento do sucesso ganha tempo real, seja via instrumentos, seja via dialogo aberto com o publico, que vai se ver respeitado pelo empreendimento. Como se trata de um processo complexo, o empreendedor nao pode se perder com pressoes superficiais, pois cada atividade tem suas limitacoes. O importante e estar disposto a avancar sempre para superar os limites a cada dia.

Bases para a economia inteligente

Bom planejamento financeiro

Investir em Tecnologia da Informacao

Trabalhar com foco na Qualidade de Vida de colaboradores, clientes e fornecedores

Visao de interdependencia

Nao ter medo de se arriscar

Buscar solucoes criativas e autenticas.

Whatsapp Augusto Whatsapp Augusto