Responsabilidade Social | Uma ferramenta de gestao com uma visao humanista, etica e transparente

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A Responsabilidade Social Corporativa e uma ferramenta de gestao que introduziu no mercado uma visao humanista, etica e transparente ao segmento corporativo. Surgiu como uma resposta das empresas as percepcoes dos consumidores e com o publico com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compativeis com o desenvolvimento sustentavel da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para geracoes futuras, respeitando a diversidade e promovendo a reducao das desigualdades sociais.

Quando as empresas captam recursos naturais do meio ambiente, renovaveis ou nao, estao utilizando um patrimonio social. Tais recursos quando devolvidos de forma deteriorada, afetam negativamente o patrimonio natural por meio da reducao do volume de agua potavel, do nivel de qualidade do ar, da reducao das areas de terras cultivaveis, restringindo, portanto, as condicoes de vida atual e futura.

E importante que a empresa divulgue suas acoes, tendo em vista que a evidenciacao de informacoes socioambientais torna a comunidade, os socios e usuarios em geral, conscientes da realidade da empresa. Essas informacoes sobre a postura socioambiental adotada pela empresa devem ser claras, objetivas e compartilhadas por todos os integrantes da empresa e interpretada pela maneira como a empresa opera com relacao as expectativas da sociedade no respeito a lei, as pessoas, a comunidade e ao meio ambiente.

Tem crescido o numero de empresas que estao adotando a responsabilidade social como fator estrategico de sucesso devido as pressoes de clientes e fornecedores, dentre outros grupos. Ate meados da decada de 70, uma empresa era considerada sustentavel se estivesse economicamente saudavel, com bom patrimonio e lucro sempre crescente.

Para o novo conceito economico, as empresas sao consideras sustentaveis se interagirem de forma holistica com os tres aspectos do tripe da sustentabilidade - economico, ambiental e social tambem conhecido como pessoas, planeta e lucro, cujo objetivo e comprometer as empresas com a adocao de um padrao etico de comportamento economico, atuando como agente social no processo de desenvolvimento, com acoes que se multipliquem pela sociedade.

Nesse sentido, as dimensoes, de pessoas no tripe, correspondem as estrategias e politicas que uma empresa desenvolve para tratar as questoes relacionadas ao capital humano, como saude e o bem estar de seus colaboradores, salarios justos e assistencia as pessoas afetadas com as atividades das empresas, considerando ainda os problemas gerais da sociedade, como educacao, violencia, lazer etc.

Portanto, e necessario que as empresas incorporem em suas estrategias de longo prazo os aspectos da sustentabilidade, norteando as acoes da organizacao que serao compartilhadas por todos os seus integrantes. Significa mudanca de atitude numa perspectiva de gestao empresarial com foco na responsabilidade social e na geracao de valor para todos.

O desafio a ser enfrentado pelas micro e pequenas empresas e desenvolver a responsabilidade social balizada na cultura organizacional, em que as questoes socioambientais devem estar conectadas as estrategias da empresa, transformando a sustentabilidade em oportunidade de negocio.

Nessa percepcao, a pratica da responsabilidade social e positiva para os negocios, principalmente em funcao da reducao de custos operacionais, melhoria de imagem, aumento do volume de vendas, lealdade dos clientes com a marca e melhoria dos indicadores de produtividade e de qualidade.

Cada empresa pode focar uma area para atuar, com a adocao de programas que envolvam os trabalhadores, clientes, fornecedores e principalmente a comunidade onde as empresas estao inseridas.

A pratica da responsabilidade social depende da quebra de paradigmas, que so ocorre com investimentos em educacao e estimulo a criatividade dos dirigentes e colaboradores da empresa.

A responsabilidade social deve refletir tambem nos objetivos e nas aspiracoes da empresa, fazendo parte da missao, visao de futuro e valores, de forma que estes objetivos sejam atualizados e sistematicamente difundidos, porque expressa compromissos muito mais amplos do que aqueles previstos em lei. Melhora a imagem das empresas, por meio de comportamento e procedimentos mais positivos do ponto de vista etico, social e ambiental, representando vantagem competitiva.

Para as empresas que desenvolvem planejamento estrategico, fica clara a necessidade de que a responsabilidade social seja considerada no planejamento de medio e longo prazo, analisando seu impacto sobre seus projetos, metas e processos. A responsabilidade social deve ser estimulada junto com o empreendedorismo. O discurso e a pratica devem ser coerentes. Para seu sucesso e necessario que se atribua a um de seus executivos de primeiro escalao a responsabilidade sobre sua gestao, normalmente pelo que responde pela auditoria, por fazer parte do seu escopo, observar leis e os procedimentos normatizados, garantindo que seja efetivamente praticada.

Muitas empresas criam programas de reconhecimento e premiacao como forma de incentivar seus colaboradores a atingirem determinadas metas ou proporem formas alternativas para evitar desperdicios e praticas poluentes etc. Estas praticas devem ser consideradas no processo de planejamento.

A adocao de um Codigo de Etica e importante em todo processo de formalizacao de politicas e de compromissos da empresa com a responsabilidade social. E um instrumento util para dar diretrizes e orientacoes para os dirigentes agir em momentos de tomada de decisoes dificeis ou relevantes. Serve tambem para reduzir os riscos de interpretacoes subjetivas quantos aos aspectos morais e eticos envolvidos.

Conclui-se, portanto, que a responsabilidade social corporativa e uma boa oportunidade de negocio para as empresas.

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