Projetos ambientais | Produtos e servicos sustentaveis

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A revista Veja publicou edicao especial no final de 2010 sobre sustentabilidade. Alem de tratar da evolucao do conceito e das expectativas em relacao ao desenvolvimento economico com baixo impacto ambiental, apresentou tambem varias empresas que estao apostando pesado em produtos e servicos sustentaveis.

A OMO, da anglo-holandesa Unilever, por exemplo, investiu pesado para criar um sabao liquido, que foi lancado em julho de 2010 no Brasil. A intencao, alem de ampliar o mercado, foi criar um produto mais concentrado, que consome 81% menos energia, 62% menos agua e que pode ser transportado em maior quantidade, o que reduz 76% da emissao de gas carbonico. Nos EUA o produto foi um sucesso. No Brasil, esta enfrentando o habito do consumidor, fortemente relacionado ao sabao em po.

Thai Quang Nghia, vietnamita que chegou ao Brasil fugido, fez uma grande aposta ao trocar a perseguicao comunista em vigor em seu pais por um espaco livre para se desenvolver. E ele, depois de lutar bastante para construir um espaco, fundou a Gooc, que produz 300 milhoes de pares de sandalia por ano usando 800 toneladas de pneus velhos. No ano passado, o faturamento da sua companhia foi de R$ 30 milhoes.

Outro exemplo de visionarios vem do casal Luiz Antonio de Perola Galhardi, que investiu na producao de bucha vegetal, em Avare, interior de Sao Paulo. Esperavam faturar R$ 12 milhoes em 2010 com vendas ao Grupo Pao de Acucar e Natura. A empresa Organica, fundada pelo casal, e um exemplo de trabalho coletivo, envolvendo outros pequenos agricultores vizinhos de seu sitio.

A TerraCycle, fundada em 2001 pelo americano Tom Szaky, ja esta em 11 paises e a filial no Brasil e presidida por Guilherme Brammer. A empresa ja emprega 127 mil brasileiros, que coletam 7,7 milhoes de residuos, como embalagens de salgadinhos, que viram capas de cadernos, bolsas e guarda-chuvas. Por tras da iniciativa ha um conceito social, humanitario e muita criatividade.

A revista fecha com um projeto da Google, gigante da internet, que esta investindo na construcao de uma rede submarina de transmissao de energia eolica. A ousadia ja e vista como o inicio de uma surpreendente revolucao energetica. Sao cabos submarinos para a transmissao da energia gerada por turbinas instaladas a milhares de quilometros da costa, em fazendas eolicas. A parte inteligente do sistema e composta de um cabo principal do qual saem ramificacoes que se conectam a varias centrais transformadoras em aguas rasas. Se o projeto der certo, sera uma solucao para a energia eolica produzida em alto mar.

Os exemplos sao uma prova cabal de que nao ha mais tempo para desconfiar da economia verde. Pensar sustentavel e se posicionar no futuro, respeitando uma tendencia natural que visa reduzir a pegada ecologica provocada pela producao tradicional. Mas para isso, e preciso rever conceitos, se predispor as mudancas e estudar a viabilidade de novos projetos, voltados aos consumidores ecologicamente conscientes.

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