Prevencao LER/Dort | Movimento repetitivo ou inadequado, ao uso da forca e a ma postura

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As doencas causadas por Lesoes por Esforcos Repetitivos ou Disturbios Osteo Musculares Relacionados ao Trabalho (LER/Dort) costumam atingir trabalhadores de diversos setores, pois estao relacionadas ao movimento repetitivo ou inadequado, ao uso da forca e a ma postura. Sao comuns as pessoas que trabalham com digitacao, montagem, operacao de maquinas em geral, empacotamento, selecionadores e expedicao.

O LER/Dort pode comprometer tendoes, musculos, nervos e ligamentos (atingindo, principalmente, os membros superiores, a regiao escapular e o pescoco). E fundamental saber que medidas simples de prevencao podem reduzir os indices dessas doencas, como exercicios de aquecimento e de alongamento antes do trabalho, intervalos de descanso, alternacao das tarefas, altura correta da cadeira e das superficies de trabalho, suportes de punho apropriados e, principalmente a correcao da postura.

O trabalho de prevencao nao inclui apenas moveis ergonomicamente corretos, mas, fundamentalmente, a conscientizacao. Estatisticas mostram que uma parte substancial dos problemas de LER/Dort tem origem ou se potencializa fora do local de trabalho.

Seguem algumas dicas para prevenir LER/Dort

Mantenha a cabeca na posicao vertical, com o pescoco relaxado.

Suas costas devem estar retas ou ligeiramente inclinadas para frente, mantendo a curvatura natural da coluna lombar.

Use uma cadeira verdadeiramente ergonomica.

Os cotovelos devem se situar em um angulo reto confortavel, com os ante bracos em posicao paralela em relacao ao solo.

Evite reflexos no monitor de vidro com iluminacao indireta ou um filtro profissional antirreflexo.

A parte superior da tela do seu monitor devera estar ao nivel dos olhos e a uma distancia equivalente ao comprimento do braco estendido.

Os punhos devem estar descontraidos e confortaveis, sem flexionamento perceptivel.

Posicione o teclado no mesmo nivel dos cotovelos.

Use um descanso para o punho no teclado de no minimo 8,5 cm de largura. Use um mousepad com descanso para o punho.

Mantenha os pes inteiramente apoiados sobre o piso.

Mude de posicao com frequencia e faca intervalos periodicos (a cada 55 minutos) para esticar o corpo.

Faca de seu local de trabalho um lugar agradavel.

Leia mais: www.lerdort.com.br

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