Dieta balanceada | Mesa diversificada garante o bom desempenho do organismo

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A boa alimentacao, que resulta em um balanco energetico e nutricional equilibrado, conta muito no desempenho profissional. No entanto, a agitacao do dia a dia e a falta de tempo tem levado a alternativas gastronomicas preocupantes, que podem ocasionar a obesidade e o mau funcionamento do organismo.

Fast foods, carregados de carboidratos e proteinas, acompanhados de refrigerantes, como substitutos do almoco, somados as guloseimas no meio do expediente, sao vistos pelos especialistas como um risco a saude. Comer pouco baixa a resistencia e torna o organismo suscetivel a processos infecciosos. Se a refeicao e muito pesada, alem de engordar, pode comprometer a energia e dar sono.

O professor de nefrologia da Escola Paulista de Medicina e autor do livro Sabor & Vida: Alimentacao para a Prevencao do Cancer, Nestor Schor, diz que e importante para o desempenho do organismo ter uma dieta diversificada e praticar exercicios frequentemente.

No cafe da manha, segundo ele, e recomendavel o consumo de sucos com varios sabores e sem acucar. Nesse horario, o organismo precisa consumir calorias e alimentos com calcio, como leite e derivados. O amido tambem deve marcar presenca no pao, de preferencia de centeio. As frutas favorecem o movimento intestinal, principalmente mamao e laranja (com o bagaco).

O almoco, diz Schor, e uma refeicao que nao deve ser substituida. Os pratos variam muito de acordo com a cultura de cada regiao. No Brasil, a base arroz, feijao, ovo e bife de carne, acompanhado de folhas verdes, tem um balanco nutricional excelente, tanto calorico quando proteico. Um lanche rapido, segundo ele, tem mais calorias e menos nutrientes.

O especialista indica a ingestao de peixe pelo menos cinco vezes por semana, por ser um alimento rico em HDL, o colesterol bom, e aves. As carnes vermelhas devem ser ingeridas duas ou tres vezes por semana e o ovo no minimo duas vezes.

O jantar deve ser uma refeicao semelhante ao almoco. O ideal e comer pouco varias vezes ao dia, nao so no jantar. Essa historia de tomar cafe como um rei, almocar como um principe e jantar como um mendigo nao e visto com bons olhos, por nao ser harmonioso ao organismo. Um bom sono completa a dieta.

Durante o trabalho, os alimentos de digestao facil dao mais disposicao. Um otimo exemplo sao aqueles alimentos que contem amido, como pao, massa e acucar. Os alimentos de digestao mais dificil podem causar indisposicao e comprometer a producao. E o caso da carne, principalmente a vermelha, e os alimentos muito gordurosos. O petisco mais indicado para beliscar durante a tarde e o aperitivo ecologico, alimentos coloridos, de baixa caloria.

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