Caminhada | Tudo fica mais leve

Gostou? compartilhe!

Conheça

Tao proxima da gente e tao distante em nossas escolhas. Caminhar e simples e eficaz para combater o sedentarismo. Acompanhada de uma boa alimentacao, ajuda a emagrecer. Ajuda no controle do colesterol e da diabetes. Reduz o estresse. Deixa os ossos mais fortes. Fortalece os musculos. Melhora a respiracao. Oxigena o cerebro e aumenta a circulacao do sangue. Acelera o metabolismo. O coracao funciona mais leve. Melhora a imunidade do corpo. Ajuda a ter um sono tranquilo e renovador.

A caminhada afasta a depressao e reduz a ansiedade. Quando caminhamos, o organismo libera endorfina, hormonio responsavel pela alegria, relaxamento, bem-estar e humor. Por causa de todos esses beneficios, a disposicao para o trabalho e redobrada e o praticante ganha em qualidade de vida. E o tipo de exercicio que nao exige preparos especiais. Pode ser realizado no campo, no parque, na rua, em ginasios. Basta colocar uma roupa leve, um tenis adequado e acelerar o passo um pouco acima do normal, para queimar calorias.

Para alcancar todos esses beneficios, e necessario caminhar frequentemente em dias alternados, durante uma hora. O principiante pode reduzir esse tempo conforme suas condicoes fisicas. A caminhada e recomendada a todos por ser um exercicio preventivo. Mas e recomendado principalmente para adultos aparentemente saudaveis e em especial idosos, pacientes portadores de doencas cardiacas, doencas metabolicas, obesidade e excesso de triglicerides.

Ha um aspecto social que precisa ser levado em conta. Caminhar e divertido. Pode se tornar um habito. O passeio coloca voce em contato com outras pessoas e facilita novas amizades. A vida se torna mais divertida. Antes de se tornar um praticante da caminhada, consulte o seu medico. Certamente ele vai estimular ainda mais a iniciativa. Seus amigos vao perceber logo a diferenca.

1. A duracao de uma caminhada pode variar de 30 a 60 minutos, nao incluindo o aquecimento e a fase de desaquecimento.

2. Em individuos com baixa capacidade funcional, deve se iniciar com duracao de 10 a 15 minutos, em dias alternados. A cada semana, acrescentar 5 a 10 minutos na duracao total.

3. O efeito da caminhada so e obtido para uma intensidade de no maximo de 7 km/hora. Apos essa marca, se o corpo se adapta ao esforco e preciso aumentar a intensidade.

Leia mais: Nuno cobra, A semente da Vitoria.

Whatsapp Augusto Whatsapp Augusto