SIPAT | Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Gostou? compartilhe!

Conheça

SIPAT | Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

A Semana Interna de Prevenção de Acidentesdo Trabalho (SIPAT) é uma das atividadesobrigatórias da Comissão Interna de Prevençãode Acidentes (CIPA). Seu principal objetivo épromover a educação, conscientização e debateentre empregados e empregadores quanto aosaspectos de prevenção de acidentes e doençasdo trabalho, estabelecendo as medidas a seremtomadas para impedir a sua ocorrência (Portaria3214, de 1978, Normas Regulamentadores (NR-5),item 5.16 – Atribuições da CIPA – letra ‘o’).

Seu objetivo primordial é fazer com que aspessoas responsáveis pela empresa, com cargos dechefia, por exemplo, ou que atuem no segmentode segurança do trabalho possam durante estasemana refletir sobre a necessidade de se mantersempre viva na mente dos empregados a cultura desegurança do trabalho nas empresas.

Para atingir este objetivo, a CIPA, emconjunto com os Serviços Especializados emEngenharia e Segurança do Trabalho (SESMT),organiza e promove anualmente a SIPAT e ascampanhas de prevenção, como a da Síndrome daImunodefi ciência Adquirida (Aids/Sida).

Benefícios da SIPAT para a empresa

A SIPAT tem cunho educacional e de orientação,integrante do conjunto de ações que promovem acultura de segurança dentro da empresa. Pode seperceber benefícios tanto no clima organizacional,quanto nos indicadores de acidentes da empresa.

No clima organizacional, percebe-se a valorizaçãodo empregado, estimulo à cooperação dentroda equipe, reconhecimento do trabalho, ambientemais harmonioso e incentivo dos empregados àspráticas seguras.

Quanto aos indicadores de acidentes, percebe-semaior compromisso com a prevenção, maior participaçãonas ações e campanhas prevencionistas,maior cumprimento das medidas de segurança,melhor comunicação interna, redução de acidentes eredução dos custos de acidentes do trabalho.

Como planejar e organizar a SIPAT

É importante a definição da equipe responsávelpela sua realização. A escolha de um coordenador,a distribuição das tarefas para toda a equipe e oagendamento das datas de reuniões são práticasque garantem a participação efetiva de todos osenvolvidos com o evento da SIPAT.

O evento deve ser organizado com antecedência,fixando a data de sua realização e divulgaçãoaos trabalhadores, por meio de cartazes, faixas eavisos nos murais, ou qualquer outra forma quechame a atenção dos empregados para deixá-losinformados sobre o evento e dos procedimentoscorretos sobre como levantar pesos, por que usarluvas, não fumar, inflamável, não desligar máquinase aparelhos essenciais no caso de incêndios, pisosescorregadios durante a limpeza etc.

Para a realização do evento devem ser convidadospalestrantes internos ou externos, comomédicos do trabalho, engenheiros de segurançado trabalho e outros profi ssionais ligados à área.Os temas escolhidos para as palestras devem serinovadores e atuais, como alimentação saudável,segurança e saúde no trabalho, higiene notrabalho, efeitos do uso de drogas, alcoolismo,doenças sexualmente transmissíveis etc. Deve-seainda, promover gincanas, apresentações teatraiscom a participação de empregados e a exibição defilmes apropriados.

Também podem ser realizados alguns exames,que são feitos com frequência, para detectarpossíveis problemas de saúde. Testes de glicemiae aferição da pressão arterial, fonoaudiólogo,avaliações nutricionais, entre outros podem serfeitos de forma gratuita por convênios e empresasparceiras. Ginastica laboral e concursos são formasde presentear os participantes.

Os integrantes da CIPA devem registrar em atatodas as reuniões realizadas sobre a organizaçãoda SIPAT, anexar lista de presenças das palestrase atividades ocorridas durante a semana para quese comprove a realização do evento durante avigência da CIPA.

É importante atentar-se para os detalhes nodia-a-dia da SIPAT. Cuidados com a limpeza einstalação elétrica do local onde serão realizadasas atividades. Funcionamento de bebedouros,sanitários, equipamentos de áudio e vídeo. Tenhabrindes para ser sorteados no dia. Máquinafotográfi ca para registrar o evento e posteriordivulgação. Lista de presença etc.

A SIPAT não deve ser encarada como umasemana de eventos, e sim, como uma ferramenta degestão para garantir o principal patrimônio: a saúde,a segurança e o bem estar de todos.

BGC | Edição | 1911

Whatsapp Augusto Whatsapp Augusto