Inovacao | Despertar para novos valores e avancar

Gostou? compartilhe!

Conheça

O ambiente de crise de credibilidade politica, no qual o pais encontra-se posicionado para receber investimentos do mundo todo, tem despertado o debate nos mais diversos setores sociais, governamentais e empresariais sobre estrategias para evitar que se perca esta oportunidade de se desenvolver.

Sera queos empresarios, executivos, lideres e profissionais liberais estao preparados para esta mudanca. E a sua empresa, tambem decolara? E voce, como empresario, esta fazendo tudo que precisa para decolar? Recomendamos que nao espere muito. Se voce nao comecar agora a tracar objetivos para saber onde vai querer estar depois da crise, definir estrategias que possam leva-lo a atingir os objetivos e comecar a agir imediatamente, correra o serio risco de nadar nadar para morrer na praia.

Micros, pequenas e medias empresas precisam se atentar a movimentacao e adequar linguagens de gestao, de processos e visuais se quiserem sobreviver. O que exige rapidez e posicionamento seguro, dois aspectos dificeis de administrar diante de tantas incognitas que ainda turvam esse cenario aparentemente otimista para quem o ve de fora, mas cheio de problemas, se analisado de perto. Mesmo assim, nao se pode negar que o momento jae estimulante.

E preciso trabalhar com mecanismos de acao em um mercado que exige gestao de qualidade, com tecnologia limpa, produtos e servicos com maior valor agregado, resultantes de pesquisas, facilidades no atendimento, com ferramentas de ultima geracao, velocidade na solucao dos problemas, com profissionais qualificados. Ou seja, as empresas precisam se sintonizar as expectativas dos consumidores, que tendem a ficar mais criteriosos, o que requer dos empreendedores dedicacao e estudo.

A embalagem, por exemplo, aparentemente simples que agrega valor e eleva o status de qualquer produto. Sem altos investimentos as embalagens podem ser utilizadas para um programa de inovacao que nao demanda ainda novas tecnologias e pesquisas. Isto porque o conceito de inovacao na embalagem pressupoe inovar pelo caminho mais facil, por aquilo que esta mais proximo da realizacao.

Oexemploacima e pequenaamostraque servecomo norte aquele que busca orientacao para nao ficar a ver navio enquanto a nave Brasil, um tanto quanto cambaleante, avanca no espaco. Ha especialistas que sao bem mais severos com a realidade nacional e veem limitacoes de toda natureza para o pais de fato ter uma boa performance em sua viagem de desenvolvimento, sem se esfacelar ao se deparar com as barreiras naturais do percurso, como competitividade com qualidade.

O Brasil precisa passar por um choque de gestao na administracao publica, investir em infraestrutura, melhorar suas estradas e sistemas de escoamentos de mercadorias, superar a burocracia, com menos papeis e carimbos, flexibilizar o modelo de contratos trabalhistas, permitir relacoes que nao engessem acordos entre empregador e empregado, reduzir o impeto tributario, com menos impostos. E o malfadado Custo Brasil, que tanto tem contribuido para manter a economia no atraso em relacao as grandes potencias.

E de olho nesse panorama repleto de problemas e oportunidades que os empreendedores devem se planejar e agir, sem ilusao e ceticismo. Porque quem permanecer acomodado e nao capacitar sua estrutura corre o risco de ficar para tras, sonhando com um pais que poderia ter sido, mas nao foi.

Fatores de desempenho:

Capacitacao

Inovacao

Adequacao de processos

Gestao transparente

Equilibrio organizacional

Logistica

Visao sistemica.

Whatsapp Augusto Whatsapp Augusto