Estrategia I Pensar no futuro e agir agora

Gostou? compartilhe!

Conheça

Como sera a empresa do futuro? Foi a pergunta que a IBM fez a executivos dos mais diversos setores, espalhados pelo mundo. O resultado, naturalmente, pode soar pretensioso as empresas que sentem certo receio quando ouvem falar em tendencias, mas nao as empresas que estao na ponta do processo de integracao dos mercados.

O resultado da pesquisa tem sido a base para a estrategia da propria IBM. Os executivos foram escolhidos porque estao em permanente contato com seus clientes e percebem de antemao as demandas predominantes dos consumidores, alem de atuar na captura de oportunidades de crescimento dos negocios.

Uma das descobertas da investigacao merece destaque: Os avancos tecnologicos, ainda que intensos, nao sao capazes de dar conta das lacunas que aparecem exatamente devido ao excesso de informacoes que bombardeiam diariamente as empresas.

A pesquisa identificou que os consumidores estao cada vez mais exigentes e, por isso, as empresas precisam gastar cada vez mais para preserva-los. Isso e decorrencia da democratizacao da informacao e da conscientizacao de seus direitos, o que tem forcado mudancas no modelo corporativo e investimento em inovacoes e na estrutura, para otimizar a colaboracao com os clientes, para nao perde-los.

O dialogo mais intenso entre as partes fortalece o relacionamento e captacao precisa das expectativas. Mas para isso, as empresas sentem a necessidade de ser mais agressivas nas mudancas para fortalece essas parcerias.

Da pesquisa resultou ainda que as empresas do futuro estao avidas por mudancas, querem ser mais inovadoras que a imaginacao dos clientes, buscam a integracao global, sao desbravadoras por natureza e genuinas. Por isso elas sao capazes de mudar rapidamente e com sucesso.

Em vez de meramente reagir as tendencias, ela as molda e lidera. As guinadas setoriais e de mercado sao uma chance para adiantar-se a concorrencia. No quesito inovacao, tentam se antecipar aos clientes e surpreende-los.

Um detalhe que deve iluminar as pequenas e medias: As empresas do futuro procuram desafiar radicalmente seu proprio modelo de negocios para desestabilizar a concorrencia. Muda sua proposta de valor, subverte as abordagens tradicionais de comercializacao e, assim que surgem oportunidades, reinventa a si mesma e a sua industria como um todo.

Nesse aspecto, as empresa brasileiras estao na vantagem, pela disposicao de se ajustar aos novos tempos. A criatividade e uma caracteristica forte do empreendedor nacional, elogiado, inclusive, por analistas estrangeiro. E preciso agora pensar no futuro e agir.

Whatsapp Augusto Whatsapp Augusto