Diferenciacao | Apenas consegue se diferenciar quem antes consegue inovar

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Quando o consumidor dispunha de poucas opcoes de escolha entre produtos e servicos, ate meados de 1990, a diferenciacao nao tinha tanta importancia. Nao havia muito que pensar e escolher na hora de fazer qualquer compra. Havia escassez de produtos e servicos, nao de clientes.

Hoje, no entanto, face a existencia de uma industria da escolha, a situacao se inverteu: alem de uma ampla variedade na oferta de produtos e servicos, caracterizada como excesso de opcoes, a diferenciacao conquistou papel fundamental, com carater estrategico, na gestao e sobrevivencia de qualquer empresa, ainda mais quando a concorrencia tem condicoes de adaptar, com grande facilidade, qualquer ideia que seja interessante para seu negocio.

Com o advento da tecnologia, em particular da Internet, o cliente passou a fazer, ainda mais, as comparacoes entre as ofertas e assumiu de vez o comando, indicando o que deseja, quando, onde, como e quanto quer pagar pela oferta.

Sob este contexto, as empresas precisam definir, com maior atencao, as oportunidades e ameacas que a diferenciacao oferece. Em termos de oportunidade, a empresa tera condicoes de acompanhar, com maior proximidade, as novas demandas do mercado. Como ameaca, tende a colocar em risco a continuidade dos negocios, pois quem nao inova e se diferencia nao sobrevivera.

A regra do mercado e simples: o que leva uma empresa ao fracasso, tao mais do que a falta de uma boa administracao, e a falta de inovacao e da diferenciacao.

Um dos caminhos mais praticos para obter a inovacao e a diferenciacao e criar condicoes constantes para que os funcionarios possam contribuir com a criatividade de suas ideias, ajudando a empresa se reinventar todo dia. A solucao pode estar nos proprios colaboradores, que exercem as atividades todo dia e tem um amplo conhecimento sobre o negocio, muitas vezes maior que o proprietario.

A inovacao e, portanto, prioridade numero 1 para as empresas que buscam a diferenciacao. Afinal, apenas consegue se diferenciar quem antes consegue inovar. E isto so se obtem com investimentos em colaboradores, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e servicos.

A 3M, empresa responsavel pela criacao do Post-it, e um exemplo classico de uma das empresas mais criativas do mundo. Em termos praticos, a conquista desta posicao pode ser atribuida, em parte, pelo seu procedimento de exigir que seus colaboradores reservem 15% do seu tempo a geracao de novas ideias e projetos. Proposta simples, mas que proporciona excelentes resultados na pratica.

Depois que a empresa cria algo diferente, os concorrentes podem ate fazer a copia dele, mas quem chegar primeiro a mente dos clientes obtera um posicionamento competitivo vantajoso. Para nao perder a conquista desta posicao, a empresa precisa trabalhar para constantemente buscar e manter sua competencia de inovadora e criar diferenciais que sejam valorizados pelos clientes, dados que apenas terao valor se forem de interesse dos clientes.

Nunca se esqueca que, se os clientes nao valorizarem os diferenciais oferecidos pela empresa, elimine-os rapidamente para que nao se transformem em centros de custos de algo que se mostrou inviavel sob a percepcao do cliente.

Outro detalhe trata do que nao pode mais ser considerado como diferenciacao, como preco, qualidade e atendimento. Antes poderiam ate ser, mas, hoje, sao condicoes basicas, que se tornaram comuns, enfim, obvias, que qualquer empresa precisa ter e oferecer para, no minimo, manter-se no mercado.

Querer diferenciar-se apenas atraves de preco e mais uma armadilha a medio e longo prazo. A ideia de preco baixo tende a se sustentar enquanto a empresa tiver bala na agulha para, cada vez mais, oferecer precos baixos. Cliente acostumado a receber preco baixo sempre vai querer preco cada vez mais baixo.

Acredita-se ate que a empresa que ofereca no preco sua principal diferenciacao e porque nao tem mais nada de diferente a oferecer, dado que seu diferencial apenas se limita a ele, o que pode ser combatido, via imitacao, a qualquer momento pelos concorrentes. Preco e importante sim nos negocios, mas nao pode ser considerado tudo. Uma empresa precisa possuir algo mais que apenas preco.

Sob este contexto, voce saberia apontar quais as inovacoes, ainda que pequenas, que sua empresa proporcionou em qualquer aspecto dos negocios onde atua? Afinal, se voce trabalha ha tanto tempo numa mesma atividade, certamente reuniu competencia e condicoes de apresentar algo novo ou, quem sabe ate, uma nova forma de fazer as coisas. Concorda com isto ou sua empresa faz as coisas simplesmente por fazer, mecanicamente, sem grandes pretensoes? Outro ponto que deve ser considerado: pense em sua empresa e nos concorrentes. O que voce tem a oferecer diferente deles? O que eles tem de diferente de sua empresa? Os clientes valorizam mais os seus diferenciais ou dos concorrentes?

Respostas a estas questoes podem ser essenciais para conhecer as razoes tanto de seu sucesso como fracasso. Tudo e, apenas, uma questao de conhece-las com profundidade. Cabe a voce, proprietario do negocio, essa tarefa.

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