Valores Organizacionais | Os Valores são os alicerces que sustentam a estratégia empresarial

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Valores Organizacionais | Os Valores são os alicerces que sustentam a estratégia empresarial

As organizações se comportam da forma como as pessoas,principalmente, como os seus líderes se comportam. A culturaorganizacional é um sistema dinâmico e em constante movimento.Mesmo quando as empresas não estão conscientemente fazendo agestão da cultura, ela está se modificando e ganhando contornosque podem ou não ser adequados para sustentar a execução daestratégia e dos planos de negócios.

A Declaração Corporativa é uma ferramenta poderosa quepermeia a cultura organizacional e influência na melhoria dos resultados. Ela é composta de três pilares: Missão, Visão e Valores. AMissão define a tarefa da empresa diante do mercado e da sociedade,a Visão anuncia um lugar no futuro que desejamos alcançar no longoprazo e os Valores são as crenças e princípios que pautam cada umadas ações da organização e de seus colaboradores.

Nosso foco de estudo está centrado nos Valores (e/ou Princípios)Organizacionais. Por ser o que as organizações têm de mais valioso,eles definem normas e padrões de conduta a serem seguidos,tornando explicito aquilo que a organização acredita, pratica evaloriza. Seus conceitos são os alicerces que sustentam a construçãoe a validação da estratégia empresarial.

Os Valores são características, as virtudes, as qualidades da organizaçãoque podem ser objeto de avaliação, como se estivessem emuma escala. São atributos importantes para a empresa, virtudes quese pretende ser preservadas ou incentivadas e às quais deve ser dadomérito. Já os Princípios são pontos que a organização não está dispostaa mudar. Em alguns casos podem vir expressos como uma carta deprincípios, credo ou uma profissão de fé, declarando quais são as crençasbásicas da empresa. Outras criam um código de ética, aquilo que é consideradoaceitável e aquilo que não é admissível. Não há meio termo: ousão respeitados plenamente ou estão sendo violados, como a honestidade,a lisura nos negócios, a fidelidade a compromissos assumidos etc.

Para uma empresa que deseja alcançar resultados positivos nolongo prazo com seus clientes, fornecedores, colaboradores e com acomunidade onde está inserida, deve vivenciar e manter uma posturaÉtica, nutrindo seus valores e um alto nível de comprometimentocom sustentabilidade, construindo bases sólidas para um movimentovoltado à cidadania corporativa. Esta condição tornou-se primordial paraqualquer tipo de empresa, independente do porte e setor onde atua.

Os Valores Organizacionais podem atrair exatamente o tipo decliente que a empresa deseja. Os clientes também tendem a escolheras organizações com base nos valores que elas representam e comoos clientes se identificam com tais valores, o que pode garantir queeles permaneçam leais, apesar do aparecimento de novas empresasno mercado. Eles atraem também colaboradores que se alinham ecompartilham os mesmos valores. Serão mais engajados com osobjetivos e com o propósito da organização.

A motivação para tal iniciativa é decorrente de uma série de transformações,que configuram um novo cenário no mundo dos negócios.A possibilidade de abraçar uma causa social, por menor que seja,envolvendo uma rua, um bairro, uma comunidade ou uma cidade, porexemplo, é válida para qualquer empresa.

Para estabelecer uma proposta Ética e Social de trabalho e direcionarmelhor o foco de suas ações, a empresa deve, antecipadamente, compreenderqual é o seu papel na comunidade. Trabalhando desta forma, alémde ampliar o campo de exposição a todos aqueles com quem se relaciona,a empresa também pode ficar mais competitiva, graças à valorizaçãoque está sendo conferida a esta sua nova postura.

Neste contexto, a sociedade está exigindo das empresas muito maisque apenas qualidade em produtos e serviços. Atualmente, o apelo temse voltado à oferta de produtos e serviços ambientalmente corretos e aspráticas sociais éticas, numa abordagem mais ampla e ativa.

Mesmo que o movimento por estas causas estejam numa dinâmicanão tão acelerada quanto necessária, o tempo, mais cedo ou mais tarde,obrigará todas as empresas a repensarem sua postura, as enquadrandoneste novo cenário. Deste modo, uma empresa não pode ficar dependentedas outras para iniciar ações neste sentido. Ela pode adotar umacausa e seguir adiante. Com o passar do tempo, certamente, outrasempresas seguidoras abraçarão a mesma causa, constituindo uma novaforça a um movimento que sua empresa ajudou a construir ou, melhorainda, foi precursora em sua instituição. Um exemplo mais claro sobre oque é trabalhar com Ética, pode ser verificado através das relações queuma empresa constrói com seus clientes.

Assim, ela é Ética, por exemplo, quando trabalha agregando transparênciaem suas relações, proporcionando bons resultados para si mesmae para o cliente, não se esquecendo da sociedade. Com a sociedade, aempresa, em ações mais pontuais, assume uma postura Ética ao se mostrarpreocupada com o meio ambiente e o combate à poluição, por exemplo.

Também quando se discute ética nas empresas é fundamentalenvolver um dos seus ativos mais valiosos, os seus colaboradores, comtratamento de valorização e respeito, expressando suas opiniões ecolaborando com a tomada de decisões. Os Valores funcionam comouma bússola moral, para a equipe, ajudando-os a decidirem qual atitudetomar e como agir, independente do desafio que encontrem.

Vivenciando esses valores na prática diária da empresa, ela tambémpode ser traduzida no clima e cultura organizacional pelo bem-estare condições proporcionadas para o desenvolvimento profissional epessoal dos seus colaboradores, sem assumir, no entanto, um caráterassistencialista. Desta forma, a mudança começa na “própria casa”, ouseja, nas relações internas, para só depois se propagar externamente.Valores modifican comportamentos, e ao fazé-lo, modificamo mundo a nossa volta.

Edição | BGC| 1901

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