Processos de Mudança | As organizações são as pessoas que as compõem

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Processos de Mudança | As organizações são as pessoas que as compõem

Cada vez mais as organizações se parecem com sereshumanos em todos os seus aspectos. No entanto, esse tipo depensamento em que as empresas são mais entidades coletivasformadas por pessoas, onde o trabalho funciona de formaorgânica e fluída, e não exatamente como uma organizaçãoestática e limitada, não é novo. Mas, a percepção que temosdessas transformações ligadas com as mudanças e o avançoda ciência e o resultado de suas evoluções, é uma conexão depensamento nova.

Dessa forma, percebemos que tudo está interligado. Um puxa o outro, uma nova descoberta abre caminhos para muitasoutras, e assim compreendemos que não é possível “puxar um fio, sem mexer com o novelo todo” - que é exatamente oque nos orienta o Prefácio da quarta edição do livro O EspíritoTransformador de Jair Moggi & Daniel Burkhard.

Na visão antroposófica as organizações são entidadescoletivas formadas por grupos e pessoas que têm com asentidades coletivas que as abrigam uma relação ontológica,existencial, sutil e inseparável. Portanto, ao intervirmos comessas pessoas e esses grupos, acabamos interferindo nasentidades como um todo, já que os primeiros são co-criadoresdessas entidades o qual fazem parte. Logo, ao mexermos comum indivíduo, consequentemente mexemos com a organização,e vice-versa.

As empresas, como entidades maiores oriundas deações humanas em qualquer nível organizacional, do presidenteao operacional, repetem, no mercado em que atuame na sociedade em geral, as virtudes e as não-virtudes daspessoas que as compõem. Como exemplo, valores, comportamento e medidas de inovação, além de questões maisprofundas de caráter como: ética, inteligência, agilidade, flexibilidade,comunicação, velocidade, coragem, ousadia, criatividade,dentre outros aspectos.

Assim como as pessoas, as empresas também têm umciclo de vida, com suas crises nas etapas de concepção, nascimento,desenvolvimento, crescimento e morte. A diferençabásica é que o ser humano tem uma finitude física e a empresaem seu fundamento não, já que ela é fruto do mundo das ideias,podendo transcender através de outras pessoas e permanecerno tempo se os problemas ligados à sua essência forem tratadoscom sabedoria e repassados adequadamente.

Na essência, as organizações são as pessoas que nelatrabalham, o resto são prédios, máquinas, sistemas, processosque além de constituírem fisicamente e materialmente aorganização, apodrecem e se desatualizam constantementecom o passar do tempo. No momento em que essa verdadeé assumida, muda-se completamente a abordagem ao tratardos problemas de uma organização, já que não se lida maiscom um organismo único, frio, apático, efêmero e distante darealidade e das pessoas.

Ao olharmos as empresas com base em conceitosarquétipos, aplicáveis a qualquer tipo de organização empresarial,verifica-se que estes conceitos tem a vantagem de serempercebidos de imediato pelas pessoas em qualquer nível daorganização, uma vez que são conceitos de essência oriundosde sabedoria eterna, e não de modismos que mudam aosabor dos ventos e das estações e que padecem dentro dessaspessoas e continuam através dos seus atos.

Tudo o que existe dentro da realidade tem um fundamentoarquetípico. Os arquétipos são energias vivas, inteligentese conscientes, e como já foi dito, não há nada de novoem baixo do sol. Porém, entender como funcionam os arquétiposé de uma importância extrema, pois é possível, destamaneira, estarmos mais preparados, abertos e acessíveis paratirarmos o melhor que a vida pode nos oferecer.

Portanto, como visto, quem faz de fato as mudançasacontecerem nas empresas são as pessoas que as compõem.Respeitando as culturas, os valores, as biografias e os contextospróprios, analisando suas tendências, as pessoas poderãoencontrar, em si mesmos, e logo, dentro das organizações, osrecursos e as condições necessárias às mudanças, descobrindonovos caminhos de transformação e evolução na construçãode um futuro melhor para todos.

A metodologia antroposófica pressupõe um trabalhocom processos contínuos de desenvolvimento integrado,elaborados a partir da realidade de cada cliente, o que trazbenefícios por longos períodos, garantindo a auto-sustentaçãode um clima de mudanças contínuas a partir da cultura e dosvalores da própria empresa, independentemente de apoioexterno. Esta abordagem se propõe caminhar junto com osclientes na realização desse processo, apoiando, incentivandoe mostrando alternativas com base numa visão atualizada daempresa, focada em resultados, tendo como pano de fundo aeconomia globalizada e todos os seus efeitos.

As empresas que tem trabalhado com essa abordagemapresentam melhores resultados operacionais e tornam-semais qualificadas para enfrentar a competição. Identificamclaramente seus objetivos, as políticas e os padrões de açãopara o futuro. Fazem mudanças em seus processos de formahumana e consolidam novos paradigmas de gestão, baseadosnisso. Desenvolvem a qualidade total tendo em vista aqualidade das pessoas. Voltam-se inteiramente para as necessidadese os desejos dos clientes. Integram-se melhor com o meio ambiente e com a comunidade a que pertencem, numprocesso de incentivo à cidadania e à empatia.

São transparentes nas informações e nas comunicaçõeshorizontais e verticais, internas e externas, tornando-se maiságeis e melhorando sua imagem. Conseguem a sinergia entre oscolaboradores, que se tornam mais conscientes e comprometidoscom a empresa, integrando os objetivos organizacionaisaos individuais. Desenvolvendo, por conta disso, processosdecisórios baseados na participação e na delegação conscientede responsabilidades, abrindo uma rede de ação e reação.

Aumentam, naturalmente, o respeito humano e profissional,eliminando as fronteiras internas e externas, e passama trabalhar os conflitos sob forma de confrontação positiva,caminhando rumo ao espírito da cooperação. Identificam-secom a inovação permanente e adotam atitudes de ousadia ecriatividade. Criam estruturas organizacionais enxutas, flexíveise orgânicas que reagem rapidamente aos impulsos do mundoexterno. E, por fim, consolidam procedimentos de governançacorporativa consistentes com sua realidade, seu estágiode maturidade e sua visão de futuro, colhendo frutos maishonestos, porque fazem o bem a todos e, portanto, tornam-semais felizes.

Edição | 1705

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