Plano de Negocio | Aumenta as chances de sucesso na concretizacao de um negocio

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Conheça

O plano de negocios e uma poderosa ferramenta de gestao. Eum documento escrito que orienta a criacao de um novo empreendimento,uma acao mercadologica, ou a ampliacao de uma unidadede negocio, por exemplo. Atraves deste documento sera detalhado ospassos a serem dados para concretizacao de um negocio, reduzindoincertezas e aumentando as suas chances de sucesso. Na criacao doplano e aprendido muito sobre o negocio. Nesse momento a consultoriade um especialista e fundamental.

O sumario executivo e um pequeno resumo do plano de negocios(cerca de uma pagina). Geralmente ele e a ultima secao a ser feito doplano, pois precisara de todos os dados para tal. Aqui colocamos emprimeiro, pois estamos considerando a ordem na qual as secoes devemser apresentadas. A leitura do plano sera linear, sua elaboracao nao.

Um dos principais objetivos do plano e fazer com que pessoas defora da organizacao, como investidores, por exemplo, consiga entende-lo rapidamente atraves de sua leitura. Investidores normalmentepossuem pouco tempo, o que determinara a leitura do plano todo seraa qualidade dos indicadores mostrados no sumario executivo.

Se conseguirmos conquista-los com o sumario executivo, eles iraoquerer ver mais! E a primeira coisa que temos que mostrar e comoa empresa (ou novo negocio) esta hoje e a sua trajetoria ate aqui. Oprimeiro passo e um dos mais sensiveis, principalmente para investidores,e saber quem vai gerenciar o dinheiro aplicado por eles. Elesestarao interessados em saber, pelo menos, qual e o nivel mais alto degestores da empresa. Ressalte os bons atributos da equipe de gestores.

A imagem que melhor define a estrutura de uma empresa e oorganograma. Ele revela como a empresa esta organizada. No caso deuma ideia de negocio, pode ser apresentada a projecao do organogramaesperado apos a aplicacao de investimentos. E bastante comumapresentar a evolucao esperada do organograma em fases ou anos.

Demonstre no plano que a empresa ou ideia de negocio possui caracteristicasintrinsecas e visao de longo prazo que fazem com que ela sejadiferente, unica. O objetivo aqui nao e montar um planejamento estrategicocompleto, mas sim, que estamos embasados em uma visao estrategicamaior do que faturar mais e ter lucro. Um investidor pode nao aportarrecursos sabendo que esta empresa e igual a uma concorrente ja existente.

Como ja foi detalhado bastante da parte interna e do estagio atualda empresa, o segundo passo e comentar sobre a oportunidade denegocio, razao da existencia do plano. O primeiro fator a ser exploradoe o mercado, ou seja, as condicoes externas que apontam porque oempreendimento pode dar certo. Saber quem e o publico-alvo (clientes),concorrentes e fornecedores. Todo negocio nasce ou cresce por causa deum problema a ser resolvido no mundo, no pais ou na sua regiao. E essealgo apresenta tendencia de acentuacao. Exponha no seu documento.

Investidores, possiveis socios e ate mesmo o autor do plano, nao devemse satisfazer com dados genericos. E preciso transforma-los em numeros.Apenas os numeros do tamanho de mercado podem informar se o planopossui viabilidade economica. Alguns dados sao dificeis de obter, massempre e possivel fazer estimativas. Se a empresa e de medio porte, tentemapear quantas empresas medias ha na sua regiao e, posteriormente, noPais. Noticias na internet, bancos de dados e associacoes poderao ajudar aestimar a quantidade de clientes no segmento de mercado.

Para analisar a concorrencia, alem de dados quantitativos, comonumero de concorrentes diretos e indiretos, e recomendado analisa-losqualitativamente. Mapeie os pontos mais valorizados por clientes (atendimento,preco, etc.). Depois, avalie a empresa e os concorrentes nos mesmoscriterios. O objetivo e expor suas principais fraquezas. Geralmente este e omotivo de existir de um problema a ser resolvido pela ideia de negocio.

Depois de falar da oportunidade que esta sobre a mesa, o terceiropasso e o conceito do produto ou da solucao. Nao e o aspecto palpaveldo produto, mas sim do aspecto intangivel relacionado a solucaoque esta sendo proposta. Quais sao os diferenciais do seu produto?Vale resgatar o que voce mapeou na analise da concorrencia parareforcar na apresentacao da solucao. Ao longo do tempo, a solucaopode evoluir em diversos aspectos: funcionalidades, pontos de venda,servicos agregados, etc. E interessante que seja mostrado as diferentesfases do seu produto e o que sera incorporado a ele.

Na sequencia, o quarto passo e o plano de marketing, que pode serformal e teorico, seguindo os conceitos dos 4 Ps de marketing ou podeseguir uma linha mais objetiva. Esta linha menciona apenas o plano demidia, os canais que serao utilizados para apresentar o produto paraas diferentes pessoas. Se o seu preco fugir muito da media da concorrencia,tambem e interessante que voce explique as premissas quelevaram a adotar aquela precificacao. Hoje o marketing, principalmenteo online, esta muito mais ligado a testes e experiencia do usuario doque a conviccoes rigidas pautadas em teorias. Nao se esqueca deapresentar uma projecao de investimento de marketing nos diferentescanais ao longo do tempo.

O ultimo passo e convencer que o mesmo e ambicioso o suficientee que vale a pena. E recomendavel apresentar as metas de longo prazo e,em seguida, como o plano operacional e financeiro vai se comportar nabusca por essas metas (investimentos, gastos, receitas). Muitos empreendedorescostumam mostrar o plano operacional e financeiro solto, commuitos numeros e pouco signifi cado. Esta parte deve ser orientada paraas metas que a organizacao ira buscar nos proximos anos. Todo o planooperacional e financeiro dependera das metas principais da empresa.

Apresente a linha do tempo em numeros que a empresa percorrera deacordo com o plano de negocios e os principais indicadores financeirose do estudo de viabilidade economica do projeto.Por fim, se o empreendimento merece tempo e dinheiro, pesquisare elaborar um plano de negocios e uma excelente forma de testarsuas ideias, sob duas oticas. A primeira no sentido interno do proprionegocio, para organizacao das ideias dos empreendedores e provar suaviabilidade. A segunda, no sentido externo, com a funcao de informarterceiros, tornando-se um pre-requisito para falar com investidores.Edicao | LAB | 1809.

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