Plano de marketing | Prevencao e acao para empresas duradouras

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Conheça

O Plano de Marketing pode ser entendido como forca-tarefa para qualificar ou requalificar empresas ao mercado. No caso de empresa nascente, sua funcao e mapear area de atuacao, definir publico alvo e estabelecer mecanismos de dialogo e de convencimento para o fornecimento de produtos ou servicos. Para as veteranas, deve potencializar o que ela ja faz, mas precisa fazer melhor para recuperar terreno, avancar ou garantir posicao.

Empresas duradouras sao aquelas que incorporaram o plano de marketing como politica de uso continuo para nortear acoes diarias, sendo recalibrado periodicamente para evitar perda de foco, desperdicio de energia e desgaste de material, bem como assegurar postura vigilante diante da concorrencia. O plano de marketing, portanto, e um braco do planejamento estrategico.

Depois do plano de negocio, esta etapa e o exercicio de ajustar a empresa a realidade, o que exige para sua aplicacao entender com seguranca vantagens e desvantagens internas e externas, para evitar desalinhamentos que possam comprometer a iniciativa no curto e medio prazo. No ambito externo, deve ser levada em consideracao a concorrencia, consumidores, fatores politicos, economicos, sociais, culturais, legais e tecnologicos.

No ambito interno, devem ser levados em consideracao aspectos fundamentais ao bom ou ao mau funcionamento do negocio, como equipamentos disponiveis, tecnologia, recursos financeiros e humanos, os valores e objetivos que norteiam as acoes. O cruzamento das informacoes obtidas com as analises externa e interna deve oferecer uma leitura qualificada sobre ameacas e oportunidades que vao ajustar as acoes.

Sendo assim, a partir da analise do ambiente, da definicao do publico-alvo, do posicionamento no mercado, da definicao da marca, da definicao de metas e, finalmente, das estrategias de marketing a serem usadas, tem-se um plano de marketing robusto. Apesar de parecer um processo complexo, trata-se de um trabalho que deve se tornar padrao, para evitar armadilhas decorrentes da autoconfianca e da intuicao excessiva.

Claro que o feeling e fundamental em qualquer negocio, mas sem que os resultados possam ser medidos e controlados, a intuicao pode tambem ser a porta para o inferno. Tanto e que a segunda etapa de um plano de marketing costuma ser a implementacao, e a terceira e ultima, avaliacao e controle. Ha uma frase fundamental no mundo dos negocios que diz mais ou menos o seguinte: se nao consigo medir, fica muito dificil controlar. Por isso a necessidade de ferramentas de medicao de desempenho.

Na implementacao, alem do bom planejamento, e fundamental conscientizacao e o envolvimento dos funcionarios, fatores sem os quais os tropecos podem levar ao fracasso. E quando se define como as acoes serao executadas, em que periodo e por quem. Alem, obviamente, dos custos envolvidos. Na fase final, o empreendedor podera balancear o desempenho esperado e o desempenho real alcancado com as medidas. O ideal e que a empresa direcione seus esforcos para trabalhar com controles preventivos, desde o inicio, para ampliar a eficacia dos resultados.

Marca e publico-alvo

A marca e a identidade da empresa. E a forma como sera conhecida. Sendo assim, deve sintetizar aquilo que a originou, ou seja, os fatores essenciais que a geraram e o que ela tem a oferecer ao mercado. Normalmente e composta por um simbolo e um nome apenas. Quando muito, segue um slogan. Esta forca-sintese vai evoluindo conforme as pecas de marketing vao sendo integradas para formar uma coisa so: a filosofia da corporacao, a identidade corporativa. A partir dai a propaganda fica bem mais facil de ser pensada.

Todo o composto de marketing deve amarrar a identidade da empresa ao produto e faze-lo se aproximar do imaginario do consumidor final, que tambem foi devidamente estudado nesse processo. Quando ha o casamento entre as partes do quebra-cabeca, a tendencia e a evolucao da empresa no mercado, que passa a ser referencia, exatamente pelo fato de ter conseguido se estruturar com eficiencia.

Ao se tornar referencia, a empresa passa tambem a ser copiada e a concorrencia tende a reagir, tentando roubar fatias do seu mercado. Por isso a necessidade de mecanismos que tornem o plano de marketing algo que se retroalimente e sirva de instrumento para identificar a necessidade de novas acoes frente as ameacas. Cada ciclo, novas medidas. Este e o caminho que mantem a empresa viva e pulsante enquanto a conjuncao de fatores permitirem. Para alongar ad infinitum este processo, demanda-se a recalibragem periodica.

Alguns Controles de Marketing

1 Acoes tomadas antes da implementacao do Plano de Marketing: treinamento e selecao de funcionarios, gastos em instalacoes e equipamentos necessarios e alocacao de recursos humanos e financeiros.

2 Acoes tomadas durante a implementacao do plano: avaliacao e remuneracao dos funcionarios, boa comunicacao interna, comprometimento da equipe.

3 Acoes tomadas para assegurar que os resultados das acoes de marketing estejam alinhados aos resultados previstos a partir de padroes de desempenho baseados nos objetivos de marketing: vendas, lucros ou custos, numero de reclamacoes de clientes, pesquisas antes, durante e depois de acoes especificas.

Leia mais: Plano de Marketing para micro e pequena empresa - Atlas.

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