Marca | Assegura um poder estrategico de competitividade para a empresa

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Conheça

A marca e um dos patrimonios de maior valor que uma empresa pode ter. Talvez a grande dificuldade de perceber essa importancia seja o motivo dela ser algo intangivel, impossivel de ser tocada.

Ter uma boa marca nao e exclusividade das grandes empresas, que realizaminvestimentos expressivos para divulgar, valorizar, preservar e fortalecer a sua marca no mercado. As pequenas e medias empresas, assim como os negocios informais, independentes do segmento de atuacao, tambem tem a sua marca, expressa num produto, servico e na propria imagem.

Numa comparacao com pessoas, as empresas tambem possuem um nome, um tipo de identidade, que serve como condicao para diferencia-las no mercado. E quem exerce este papel e a marca.

A representacao da marca ocorre, de forma isolada ou agrupada, atraves da combinacao de um nome, desenhos, simbolos, cores, enfim, elementos que criam um modelo mental da empresa para servir como referencia, quando se fala sobre ela.

Ha inumeros casos para classificar marcas. Temos as que sao nominais e indicam, geralmente, o nome do fundador da empresa ou de seus filhos. O mesmo ocorre com nomes de locais onde a empresa esta situada, geralmente destacando o bairro ou a cidade. Nomes criados e inventados a partir do nada ou, entao, que estabelecam referencias diretas e sugestivas de significados e/ou beneficios dos produtos ou servicos, tambem devem ser considerados no processo.

Dentro desta apresentacao, precisamos considerar especialmente o seu nome, oficial ou fantasia - quando e pronunciavel - e o seu logotipo - quando e representada atraves de um desenho, simbolo, imagens visuais e cores.

Nesta situacao, a marca fica sendo um dos principais elementos de comunicacao e projecao para a empresa no mercado. Por causa disto, a marca precisa ser muito bem trabalhada, com cuidados especiais na criacao, preparacao e tratamento do nome e do logotipo. Em qualquer aplicacao, deve-se estabelecer e respeitar todos os itens e caracteristicas da identidade definida no projeto original.

A empresa precisa ter a marca projetada em seu material promocional, no papel para carta, envelopes, cartoes de visita, orcamentos, notas fiscais, recibos de entrega e pagamento, enfim, em qualquer impresso oficial que sirva para representa-la. O mesmo caso se aplica as embalagens dos produtos e a fachada externa da empresa.

A marca precisa ser forte, ter um nome facilmente pronunciavel e com um som compreensivel para facilitar a sua memorizacao, alem de um logotipo que transmita, facilmente,a identidade da empresa. Essa identificacao precisa ter lacos solidos com o publico-alvo da empresa e traduzir valores, significados, envolvimento social, beneficios funcionais e emocionais, bem como outros apelos culturais. O relacionamento da marca com o cliente deve ser solido e pautado na confiabilidade.

A marca passa para uma situacao de destaque, quando um consumidor tem a necessidade de um produto ou servico, associa-o mentalmente a empresa e nao ao seu concorrente. Essa situacao de lembranca e reconhecimento e considerada como "top of mind". Suas vantagens se revertem, porexemplo, num maior poder de negociacao e preferencia junto aos clientes e fornecedores.

Para chegar a esse patamar competitivo, e preciso investir na comunicacao da marca com o mercado, focando especialmente o seu publico-alvo. Como complemento, um slogan auxilia para mostrar, de forma bem pratica, os beneficios ou diferenciais que a empresa tem. Entretanto, tudo isso nao e conseguido de uma hora para outra, pois demanda trabalho e e tarefa para o medio e longo prazo.

Alem da organizacao destes elementos da marca, e preciso protege-la e adotar uma serie de cuidados. O principal deles e o registro. Ele deve ser feito junto ao Instituto de Propriedade Industrial, conhecido como INPI. E atraves deste caminho que a marca passa a pertencer, legal e oficialmente, a empresa. Maiores informacoes sobre como proceder diante deste caso basta acessar, pela Internet, o site www.inpi.gov.br ou, entao, solicitar a assessoria de uma empresa especializada no registro de marcas e patentes.

Toda marca bem trabalhada e fortemente posicionada junto aos clientes, assegura um poder estrategico de competitividade para a empresa e funciona como chamariz para novos negocios, criando oportunidades de penetracao em novos segmentos de mercado, com aumento no volume de vendas, conquista, lembranca e reconhecimento na mente dos consumidores. Estabeleca um planejamento de trabalho e faca a marca de sua empresa trilhar por estes caminhos.

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