CRM I Ferramenta para se aproximar do cliente

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Conheça

Customer Relationship Management (CRM) ou Gerenciamento do Relacionamento e a juncao do marketing de relacionamento e da Tecnologia da Informacao (TI) para desenvolver meios eficazes e produtivos de reconhecer, atender e cuidar de clientes.

Esse trabalho e feito a partir de analises das informacoes geradas pelo sistema. A necessidade de se obter estas informacoes em tempo real tem feito com que o CRM seja uma ferramenta importantissima as empresas que desejam consolidar e aprimorar seus conceitos de atendimento.

O CRM exige, portanto, que as equipes de todos os departamentos de uma mesma empresa sejam treinadas para fazer o uso adequado das informacoes, que deverao ser filtradas e analisadas periodicamente para compor a base de dados que orientarao as decisoes.

O processo de gerar as informacoes precisa ser muito bem definido, para que reflitam de fato o nivel de satisfacao e principalmente os desejos e expectativas dos clientes em relacao a empresa. A logica e simples: quando um cliente e bem atendido, tende a ser fiel.

Todos os contatos dos clientes com a empresa seja para fazer um novo pedido, agradecer, criticar ou apresentar sugestoes precisam ser devidamente anotados. O dialogo fica registrado no historico para avaliacoes posteriores e ajustes. Para as empresas que se interessam em aplicar o CRM, e de grande importancia saber quais as caracteristicas deste modelo de aplicacao de marketing de relacionamento:

Buscar a integracao do cliente no processo de planejamento dos produtos e servicos, para garantir a satisfacao dos desejos e necessidades.

Desenvolvimento da empresa referente aos nichos de mercado, canais de distribuicao e identificacao de segmentos, ampliando a mobilidade e a conquista de novos consumidores.

Desenvolvimento de plataformas de intercambio com a clientela para o aperfeicoamento tecnologico.

Monitoramento constante da concorrencia, a fim de prever as mudancas do cenario mercadologico, e acompanhar os provaveis movimentos dos agentes relacionados.

Desenvolvimento de um sistema de analise mercadologica, buscando sempre obter um retorno de informacoes para que se possam tomar as decisoes em tempo habil.

Nao ha duvidas de que o CRM e uma boa ferramenta para a manutencao de clientes, desde que utilizado corretamente. Mas para isso as empresas precisam se modernizar e ampliar sua visao de atendimento.

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