Canais de distribuicao | Tornaram-se grande fator de diferenciacao competitiva

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Os canais de distribuicao representam as diferentes maneiras pelas quais o produto e colocado a disposicao do consumidor. Existem duas maneiras de escoar o mesmo produto: a venda direta e a indireta. A primeira e a mais usada, pois as pequenas e medias empresas preferem atender seus consumidores com a propria equipe.

No entanto, existem empresas integradas verticalmente e que gerenciam toda a cadeia produtiva, desde a materia-prima, passando pelo produto, ate a distribuicao. Mas existem aquelas que sao integradas ate a producao e deixam os canais de distribuicao em maos de terceiros, mediante vendas indiretas.

Ha vantagens e desvantagens em controlar os canais de distribuicao, dependendo do grau de eficiencia e da complexidade de cada empresa e da dinamica do setor. Para saber o melhor caminho, tres itens importantes precisam ser bem definidos: os custos envolvidos, a cobertura e o controle sobre os produtos. E importante ter em mente que nem sempre os canais diretos tem custos menores. E a empresa deve visualizar os custos de distribuicao como centros de lucros, ou seja, como investimentos. Alem das vantagens competitivas.

De acordo com o professor Anderson Santos, especialista em logistica empresarial, com a prospeccao de novos mercados, novas fronteiras geograficas surgem e com o aumento das distancias entre os polos produtores e consumidores, temos como consequencia os riscos de ruptura no atendimento por falta de produtos, nesse contexto os Centros de Distribuicao tornaram-se o grande fator de diferenciacao competitiva, tendo como principal finalidade agregar valor por meio da disponibilidade imediata de produtos, com flexibilidade para atender as demandas de forma personalizada e com a velocidade exigida pelo consumidor.

Segundo o professor, o Centro de Distribuicao tem como finalidade gerenciar o fluxo de produtos e informacoes associadas, de modo que possa contribuir para a reducao das distancias, diminuindo os prazos de entrega, contribuindo para o atendimento das necessidades dos consumidores.

De acordo com especialistas, o produtor pode desempenhar funcoes de distribuicao: se o mercado geografico, ao qual se destina seu produto, for extremamente pequeno; se as necessidades dos clientes forem altamente especializadas, e se os niveis de risco forem baixos. Caso contrario, pode ser melhor trabalhar com intermediarios.

Caso haja interesse num controle maior do processo, deve-se optar por um canal direto, para que nao haja alteracao na apresentacao do produto. Caso contrario, a empresa precisa estar atenta aos distribuidores que lhe garantam apoio no sentido de comercializar a mercadoria sem interferir em sua essencia.

As empresas tambem precisam planejar o meio de transporte, armazenamento, manuseio e, fundamentalmente, as condicoes de entrega, ou seja, quem ira pagar os custos de frete? Quem ira selecionar as transportadoras? Quem ira arcar com o risco de danos em transito? Os riscos tambem podem ser partilhados ou ficar sob a responsabilidade do produtor.

Enfim, e preciso estar atento tanto para as atividades de distribuicao fisica ou logistica como para os canais de distribuicao, sempre com o intuito de que o produto chegue as maos dos consumidores com os menores custos e no menor espaco de tempo, primando sempre pela melhor qualidade.

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