Branding | Uso estrategico da comunicacao para o engrandecimento da marca

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Estamos vivendo num momento com muitas ofertas deprodutos e servicos sem diferenciacao basica no que refere aos seusatributos. Por conta disso e necessario o uso estrategico da comunicacaopara obtencao de vantagem competitiva com acoes de marketingque busquem criar vinculo mais duradouro com a marca. E sobre issoque trata o livro de Marcos Bedendo Branding para Empreendedores Ferramentas praticas para criar sua marca potencializando o sucessodo seu negocio, da M.Books do Brasil Editora Ltda, 2015.

Nosso objetivo e ajudar os empreendedores a compreendermelhor o seu negocio e fazer por meio de sua historia a elaboracao deuma identidade para sua marca, que expresse razao valorativa que vaao encontro das aspiracoes subjetivas do publico de interesse. Uma boaestrategia de Branding pode potencializar a atuacao da empresa com omercado e colocar a sua marca no coracao dos clientes. E a paixao doempreendedor pelo seu negocio que gera a paixao nos seus clientes.Um proposito com diferencial de cuidado, dedicacao e carinho pelo
13; produto e apelativo para os clientes. Para atingir este reconhecimento,o empreendedor precisa conseguir canalizar seu proprio envolvimentoe paixao, e comunicar-se adequadamente com seus clientes.

Marcas de sucesso tem a historia do empreendedor transportadapara textos e imagens todas as sensacoes e desejos que osencorajaram a comecar o seu empreendimento. Nestas historias temsempre um sonho, uma vontade, uma satisfacao ou um valor taogrande ao ponto de transforma-lo num negocio e de certa maneiradividir com outras pessoas. E, por meio da sua historia, junto com seuproduto ou servico, possa concentrar a forca da sua comunicacao nacriacao de um conceito e unidade nas manifestacoes de identidade damarca, e direcionar os caminhos estrategicos para o seu negocio, quepode ser facilmente entendido e admirado por seus potenciais clientese consumidores, com autenticidade, a ponto de torna-los de formanatural embaixadores, defensores e propagadores da sua marca.

E sabido que a marca deve identificar os produtos e servicos deum fornecedor e diferencia-los da concorrencia. Pode ser um nome,um termo, um simbolo, um desenho ou uma combinacao desseselementos. A marca tornou-se um importante elemento na escolha deum produto, podendo reduzir os riscos do processo de compra, trazerbeneficios funcionais, emocionais e de autoexpressao, aumentando aestima e a satisfacao do cliente ao utilizar o produto ou servico.

Uma marca forte pode ajudar a aumentar a satisfacao, pelopadrao de qualidade ou consumo em massa. No tocante a qualidade,ao consumir uma marca conhecida espera-se repetir a experienciaanterior, o que tranquiliza o consumidor. Quanto ao consumo emmassa, se a marca e conhecida e valorizada e porque uma grandequantidade de pessoas ja utilizaram seus produtos e voltaram a fazer amesma escolha num segundo momento e a chance de errar e menorpor que de alguma forma gerou-se uma conexao e um vinculo comessa marca em questao.

Normalmente as grandes marcas reforcam este tipo de relacaocom o cliente, dizendo que o produto e fabricado desde o ano tal, ou quea marca e a n 1, ou que traz confianca etc., garantindo que a escolhaesta junto com uma grande quantidade de pessoas que ja compraram, epor isso ele pode se tranquilizar. Mas lembre-se que e preciso ter verdadeno que e dito e oferecido para conseguir tocar de forma profunda o seuconsumidor a ponto de criar uma conexao afetiva.

Quanto aos beneficios, ao consumir um produto, os clientesexperimentarao os beneficios funcionais, emocionais e os de autoexpressao.Embora as marcas busquem um deles para focar seus esforcos,os tres tipos de beneficios devem ser utilizados em conjunto para quea marca tenha aceitacao pelos consumidores.

Beneficios funcionais

Sao os mais basicos e necessarios quedevem ser oferecidos pelos produtos e servicos. A funcionalidade jafoi a principal razao de compra nos anos de 1940 e 1950. As grandesmarcas com maiores investimentos em tecnologia conseguiam manterseus produtos e servicos funcionalmente superiores aos concorrentesmenores. Com a maior difusao das tecnologias e acesso aosmaquinarios e outros meios de producao, as funcionalidades oferecidaspassaram a ser pouco signifi cativas. Oferecer um diferencialapenas funcional nao e mais o sufi ciente para sustentar uma marcaforte e proxima aos seus consumidores. E importante os diferenciaisfuncionais, mas nao podemos fi car preso somente neles.

Beneficios emocionais

Sempre estiveram associados aoconsumo de produtos e servicos. Este apelo comecou na decada de1980 mas foi aumentado ao ser estimulado pelas proprias comunicacoesdas marcas na ultima decada. Eles estao ligados intimamente a sensacao que o consumidor deve ter ao utilizar um produto ou servico.Alem dele se satisfazer pela funcao do produto, ele deve sentir certassensacoes adicionando valor aquele consumo. Como exemplo, somambiente, temperatura controlada, decoracao mais elaborada, menostransito de pessoas etc. E preciso estabelecer quais sensacoes querprovocar nos consumidores enquanto utilizam seus produtos e servicoe, com isso adicionar valor a sua proposta funcional. O consumidorpode deixar a escolha do melhor custo/beneficio pela ideia de queconsumo tambem e motivado pela busca de sensacoes, diversoes eemocoes, extrapolando os limites das razoes economicas.

Beneficios de autoexpressao (exposicao da marca)

Saoaqueles que permitem ao consumidor demonstrar mais de sua personalidadepara outras pessoas com o uso de determinadas marcas. Naoe um beneficio novo, mas percebemos que as estrategias de marcasvem intensificando o apelo de autoexpressao, que se tornou mais facil efrequente, em especial pela popularizacao das redes sociais. O beneficiode autoexpressao e a relacao mais intima que a marca pode desenvolvercom um consumidor. Ele utiliza a imagem projetada pela marca paraadicionar um elemento a sua propria personalidade, passando a marcafazer parte da sua propria identidade. Por isso as marcas precisam planejarquais julgamentos serao feitos pelos membros de uma sociedade aoverem um consumidor usando sua marca.Note que tudo e uma questao de percepcao e autenticidade, o resto vem com a persistencia elegitimidade da sua ideia.

Edicao |1708

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