As cores da sua empresa | O emprego delas exige traducao da alma do negocio

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Conheça

Dentre os diversos fatores de Marketing que exercem influencia no comportamento do consumidor e no relacionamento que a empresa mantem com ele, a cor e um elemento que merece destaque.

Quando se trabalha na gestao de um negocio, deve-se pensar em tudo, principalmente nos detalhes. Nos dias de hoje, tao mais importante do que prestar bons servicos e oferecer produtos com qualidade, agregando valor e oferecendo um atendimento diferenciado, e preciso pensar, de forma estrategica, na atmosfera do negocio; ou seja, em sua alma, nos aspectos intangiveis proporcionados. Os relacionamentos devem, pois, criar experiencias satisfatorias.

As cores, certamente, constituem um elemento-chave nesse processo, uma vez que o emprego delas exige traducao da alma do negocio, do que ele exatamente representa e do posicionamento que se busca criar na mente das pessoas, particularmente entre os clientes.

Pense desta forma: se uma empresa atua na area de alimentacao, dos fatores que seus clientes consideram importantes, os destaques recaem a higiene. Voce concorda com isto, dentro de um principio logico? Pois bem: e qual cor e representativa de higiene? A branca. Portanto, teoricamente, este restaurante, por exemplo, precisa trabalhar com a cor branca ou outra, clara, que traduza, na pratica, uma imagem de higiene e de limpeza.

Outro exemplo: se uma empresa quer oferecer o item seguranca em seus servicos, quais as cores mais adequadas para traduzir este beneficio? A cor branca novamente e uma delas e, a segunda, a cor azul, num tom mais suave. Uma empresa aerea precisa oferecer seguranca em seus servicos? Claro! Pois pense, agora, nas empresas que oferecem tais servicos e quais sao as cores que elas utilizam. Observe como ha uma justificativa para tudo.

Agora pense nos beneficios que os clientes esperam que sua empresa ofereca; pense tambem na imagem que eles tem da empresa e nas caracteristicas que voce deseja que eles identifiquem. Trabalhe com a percepcao do cliente, colocando-se na condicao dele ou ouvindo-o pessoalmente, se for possivel.

Feito isto, identifique as cores que traduzem, na pratica, tais combinacoes. Para facilitar este exercicio, procure as referencias em algumas das caracteristicas de cada uma das cores:

Amarelo: traduz prosperidade, purificacao e luminosidade, provocando um estado de animo impreciso; dispersa a atencao e nao e indutor de uma acao de resolucao; pode estimular o raciocinio; o amarelo e a primeira cor percebida pelo olho humano e traz alegria e calor;

Azul: tem funcao de calmante e, em alguns casos, substitui o verde, fazendo referencia ao meio-ambiente; e relaxante e agradavel, com grande utilidade para combater a ansiedade e os precos muito elevados; traduz paz e serenidade; simboliza a fidelidade e a harmonia;

Branco: representa paz, pureza, felicidade, misticismo e higiene; abre a consciencia para o infinito;

Cinza: adequado para casos onde nao se deseja chamar a atencao; representa ate, em alguns casos, falta de higiene;

Laranja: identifica saude e forca;

Lilas: representa a sorte e transforma as energias negativas em positivas;

Preto: transmite a sensacao de algo absoluto e definitivo;

Rosa: pode ser utilizado em areas de atendimento e reclamacoes do consumidor; traduz realeza e poder, autoridade e sabedoria; representa amor, harmonia e esperanca;

Verde: inspira repouso, simpatia, cordialidade e equilibrio; representa vida e esperanca, saude, bem-estar e estabilidade;

Vermelho: ligado a paixao, amor, coragem, perigo, guerra e fogo, faz referencia, tambem, a algo quente, saboroso e rapido; ideal para chamar a atencao; tem aplicacoes adequadas no setor de alimentacao; traduz energia, forca fisica e vitalidade; desperta a vontade e precisao nos resultados;

Violeta: predispoe o animo para a tristeza e reflexao.

Se no exercicio anterior foi identificado que, na pratica, voce esta sintonizado com os resultados apurados, parabens! Do contrario, e melhor comecar a rever o uso que faz das cores na sua empresa, pois ha um distanciamento entre as cores que voce utiliza e aquelas que, efetivamente, seriam as mais adequadas para representar o proposito do seu negocio. E preciso pensar com seriedade nisto!

Muito embora a aplicacao das cores tenha um resultado pratico para empresas que operam no varejo, onde o ato de comprar precisa ser capaz de provocar sensacoes e experiencia nos consumidores ha um grande espaco para a utilizacao de estrategias cromaticas em outros setores do mercado, ate mesmo no ambiente interno das empresas, com beneficios aos funcionarios.

O uso adequado das cores no seu negocio colabora, e muito, para a construcao de uma imagem competitiva; o uso inadequado pode, ate, levar ao fracasso, dentro de outras dimensoes de estudo. A estrategia cromatica pode ser um fator de criacao de vantagem competitiva, quando bem utilizada dentro das associacoes aqui recomendadas.

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