Acoes de Marketing I Ajudam empresas a superar obstaculos

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Conheça

Empreendedores buscam, cada vez mais, tecnicas de marketing adaptaveis as caracteristicas de seu mercado. E por razoes muito simples: concorrencia feroz, segmentacao, mudancas no padrao de consumo, queda na margem de lucro, globalizacao, entre outras situacoes que tiram o sono dos empresarios.

Neste mercado cada vez mais concorrido, a empresa que estabelecer meios de comunicacao eficazes com seu publico-alvo melhora sua exposicao e imagem, amplia sua area de atuacao e aumenta o faturamento. Mas para isso e fundamental conhecer com mais profundidade as possibilidades das ferramentas de marketing para nao se iludir.

Seguem algumas sugestoes de como o pequeno e medio empreendedor podem se diferenciar da concorrencia adotando tecnicas que denominamos marketing de guerrilha. Alem de um rearranjo na estrutura de atendimento e de apresentacao, o posicionamento pode chegar aos sites de relacionamentos sociais, como Orkut, Twitter e Facebook.

Mas todo esse movimento exige criterios para nao corromper a linha de conduta estabelecida por estas ferramentas. O que pode comprometer os resultados e ate colocar em risco o foco do negocio.

Mercado

Manter-se atualizado com o mercado, monitorar a concorrencia, acompanhar tendencias e lancamento de novas tecnologias e produtos sao regras basicas.

Marketing em casa

Monte um pequeno grupo de marketing com os funcionarios. Faca reunioes para colher ideias e discutir lancamentos de produtos. Enfim, definir acoes rapidas e que possam ser conduzidas internamente.

Imagem da Empresa

Procure perceber o que o seu logotipo, papel timbrado e envelope transmitem aos seus clientes. Muitas vezes mudancas como alteracao no logotipo podem indicar que a sua empresa esta se modernizando e crescendo.

Canal direto com os seus clientes

Utilize meios de baixo custo como telefone e correios para aumentar o contato com seu publico. Amplie o relacionamento com os clientes mais rentaveis e os principais fornecedores.

Crie um informativo

O newsletter, online, devera conter informacoes relevantes ao seu publico-alvo, como tendencias, inovacoes, dicas de uso de produtos e informacoes atualizadas sobre sua empresa. Boletins informativos e folders impressos, com conteudos que contribuam para a formacao de seus clientes, tambem sao valiosos.

Forme associacoes e parcerias

Uma pequena e media empresa, dificilmente crescera de forma isolada. Por isso e fundamental cooperar e competir, competir e cooperar. Faca parte de associacoes de classe.

Construa um site

Um bom site pode ser um grande gerador de negocios e muito mais do que um cartao de visitas eletronico. Deve transmitir, de forma muito clara, quem e a empresa, o que ela faz e para quem.

Participe de feiras

Estar presente em feiras, na area de atuacao da sua empresa, pode render novos negocios e oportunidades. Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) sao uma boa alternativa. Veja se na sua regiao existe algum.

Acoes sociais

Participe de acoes que sejam beneficas a comunidade. Procure atrelar sua marca a acoes positivas. Esse tipo de acao pode gerar noticias que divulgarao a empresa, contribuindo para a consolidacao de sua imagem no mercado.

Inspiracao

O proprio mercado pode dar a inspiracao necessaria para as acoes. Ficar parado e uma escolha mortal, porque a tendencia e a melhoria continua dos produtos e processos.

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