Qualidade Total | Posicionamento estrategico da empresa no Mercado

Gostou? compartilhe!

Conheça

O conceito de Gestao pela Qualidade foi primeiramente associado a definicao de conformidade das especificacoes de produtos e servicos. Posteriormente este conceito evoluiu para a satisfacao do cliente. Obviamente a satisfacao do cliente nao e medida apenas pelo grau de conformidade com as especificacoes tecnicas. Incluem tambem fatores como pontualidade de entrega, condicoes de pagamento, atendimento pre e pos-venda, flexibilidade etc.

Na evolucao deste conceito, surgiu a visao de que a Qualidade e fundamental no posicionamento estrategico da empresa perante o Mercado. Percebeu-se depois, que o planejamento estrategico da empresa, enfatizando a Qualidade, nao e suficiente para seu sucesso. O conceito de satisfacao do cliente foi entao estendido, representado pelo termo "Total" que e a busca da satisfacao de todos os escaloes da organizacao, incluindo fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negocios.

A Gestao pela Qualidade Total (Total Quality Management "TQM) compoe-se de diversos estagios, como por exemplo, o planejamento, a organizacao, o controle e a lideranca. Dentro desse processo os colaboradores possuem uma gama mais ampla de atribuicoes, cada um sendo diretamente responsavel pela consecucao dos objetivos da organizacao. Desse modo, a comunicacao organizacional, em todos os niveis, torna-se uma peca-chave da dinamica da organizacao.

A TQM trata de duas coisas importantes: as transacoes e os relacionamentos, que significam criar intencionalmente uma cultura organizacional para que todas as transacoes sejam perfeitamente preservadas e os relacionamentos entre funcionarios, fornecedores e clientes sejam bem-sucedidos.

A conscientizacao pela busca da qualidade tornou a certificacao dos sistemas de gerenciamento indispensavel, uma vez que aumenta a satisfacao e a confianca dos clientes com os avancos na producao, bem como reduz custos interno. O processo continuo possibilita acesso mais facil a novos mercados, pois a empresa tem sua imagem fortalecida.

A certificacao permite avaliar as conformidades determinadas pela organizacao, garantindo ao cliente um material, processo, produto ou servico concebido conforme padroes, procedimentos e normas pre-estabelecidas.

Uma organizacao que se propoe a implementar uma politica de gestao voltada a "qualidade total" deve ter a consciencia de que a sua trajetoria deve ser reavaliada periodicamente.

Principios da Qualidade Total

1. Total satisfacao dos clientes, incluindo fornecedores, distribuidores e parceiros de negocios

2. Desenvolvimento de recursos humanos

3. Constancia de propositos

4. Gerencia participativa

5. Aperfeicoamento continuo

6. Garantia da qualidade

7. Delegacao

8. Nao aceitacao de erros

9. Gerencia de processos

10. Disseminacao de informacoes

Whatsapp Augusto Whatsapp Augusto