Inovacao | Programas de qualidade, um desafio sempre presente

Gostou? compartilhe!

Conheça

A conquista de novos mercados tende a se tornar mais complexa, e se a empresa nunca passou por melhorias em seus protocolos, o Programa 5S (cinco sensos) pode ser o ponto de partida.

O empresario deve sentir na propria pele a hora certa de arrumar sua empresa. Os sinais de cobranca chegam por varios caminhos e chamam a atencao para os gargalos que podem comprometer o negocio num futuro proximo. A concorrencia bateu a porta? O desperdicio de potencial e elevado? Os colaboradores andam desmotivados? Os clientes estao exigindo melhorias? Esta na hora da informatizacao dos processos? O indice de falhas na producao esta aquem da expectativa?

Se a lideranca estiver predisposta a decifrar esses sinais e a leva-los a serio, vai perceber que nao ha mais tempo para adiar as mudancas. Nessa fase inicial, do diagnostico, e importante perceber a dimensao dos problemas, anota-los e ter a certeza de que e preciso renovar os conceitos de gestao para que os ajustes nao sejam apenas superficiais.

A essencia dessa fase e se dispor ao novo. Sem que o empresario esteja determinado a dar um passo ousado para alavancar sua atividade, melhorando seu relacionamento com os colaboradores e clientes, nao ha o que conversar.

A intuicao afinada, portanto, e o primeiro sensor. Na sequencia, entra a razao. As decisoes dependem do estagio do negocio, do tamanho da empresa e dos problemas existentes. Para dar o encaminhamento seguro e correto, sem se perder, nada melhor que conversar com especialistas.

No caso das pequenas e medias empresas, o Sebrae desenvolveu o Programa Sebrae de Qualidade Total, que pode ser aplicado com custos relativamente baixos. Mas dependendo do tamanho da empresa e da complexidade de seus processos, os programas avancam para a serie ISO 9000 e 6 Sigma, com suas respectivas particularidades na aplicacao de metodos enxutos de producao.

Se a empresa nunca passou por melhorias em seus protocolos, o Programa 5S (cinco sensos) pode ser o ponto de partida. Trata-se de um importante modelo participativo e propulsor da qualidade e da produtividade. Ele mexe com o sentido de espaco, mudanca de habitos, atitudes da equipe e melhora do ambiente interno.

Muitas empresas pequenas conseguiram dar passos gigantescos ao aplicar esse programa de limpeza, que orienta para a autodisciplina e organizacao. Mas outras naufragaram por nao se submeter a mudanca de cultura necessaria. Com o processo de repeticao organizado, a produtividade tende a aumentar e o indice de falhas, a cair, permitindo queda nos custos e aumentos da competitividade.

A conquista, portanto, e gradativa e precisa ser monitorada e medida, com mecanismos que os proprios programas oferecem e os colaboradores desenvolvem. Cada passo a frente, abre-se o caminho para protocolos ainda mais detalhados. Porque a conquista de novos mercados tende a tornar mais rigoroso o vinculo entre colaboradores e fornecedores, o que exige a consolidacao da transparencia nesse relacionamento, para que nao haja ruidos comprometedores na producao e distribuicao.

O avanco, portanto, tem limites. Quando se fala, por exemplo, em empresas de classe mundial, em que todos os programas de qualificacao ja foram aplicados com sucesso, a competitividade entre elas tende a migrar para a area da inovacao. Por incrivel que pareca, a inovacao nao convive muito bem com padronizacoes. Nesse caso, o rigor nos protocolos, a busca pela otimizacao limite dos processos podem engessar a criatividade da equipe ao inves de predispo-la ao inusitado.

Ha estudos que aponta ter sido esse o grande entrave de empresas globais, que nao perceberam ou ignoraram as mudancas drasticas no campo da tecnologia, que colocaram seus produtos em cheque. As cameras fotograficas com filmes, por exemplo. Foram deixadas de lado pelo consumidor com o surgimento das cameras digitais. Nesse caso, nao adiantava o produto ser o mais barato e eficiente do mercado se o consumidor nao queria mais saber dele.

A inovacao, portanto, e a nova fronteira das empresas classe mundial. E compete a elas saber mesclar as aplicacoes de programas convencionais de qualidade nos setores em que isso faz sentido, com a criacao de ambientes livres para a imaginacao e pesquisa. Sem que um ambiente comprometa o desempenho do outro.

Em sintese, a qualificacao e um desafio presente a todas as empresas, independente do tamanho e do estagio em que chegaram de eficiencia. O que muda e a disposicao da gerencia para enfrentar a realidade com ousadia e determinacao.

Whatsapp Augusto Whatsapp Augusto