Mercado | Conquistar e fidelizar clientes

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Ao se posicionar no mercado, o empresario precisa trabalhar com firmeza para manter a sintonia de sua estrutura as expectativas de seu publico alvo. O bom relacionamento com os clientes e um exercicio permanente e desafiador, que exige perseveranca, bom senso e criatividade, aliada ao bom uso da internet e das ferramentas de gerenciamento.

Alem das estrategias para ampliar as vendas, a nocao de organizacao contribui muito para evitar desperdicios de tempo e de recursos. A arte de vender passa, portanto, pela sensibilidade e pela racionalidade para gerenciar iniciativas.

O ambiente de trabalho revela muito do espirito do empreendedor. Esse espirito e capturado intuitivamente pelo potencial consumidor. Tornar-se cliente e uma demonstracao de sinergia entre o que se procura e o que se encontra em uma empresa. Isso vale tanto para servicos como para produtos. Uma loja, um escritorio ou uma fabrica bem estruturada e funcional e uma demonstracao de eficiencia. Esta eficiencia se confirma quando o discurso interno da empresa vocaliza e da substancia a sua aparencia.

Claro que nao da para julgar a competencia de uma empresa pelo que ela apresenta em termos de espaco fisico. Mas a organizacao do espaco fisico e, sem duvida, um chamariz, um fator de seducao para que o potencial cliente se aproxime. Porque demonstra, como se costuma dizer, profissionalismo. Todo mundo esta em busca de produtos e servicos de qualidade, desenvolvidos por profissionais. Essa busca se justifica, em primeiro lugar, porque a realidade do mercado clama por produtos e servicos com padrao elevado, que amplia a competitividade.

Em segundo, porque estar em sintonia com o que ha de melhor no mercado e uma forma de demonstrar o quanto o individuo esta sintonizado com o seu tempo.

O que parece ser um discurso sofisticado e apenas o obvio, que pode ser interpretado por intermedio de uma loja, onde os produtos estao bem dispostos, as vitrines sao arranjadas com maestria e os atendentes, habilidosos na abordagem aos clientes e na concretizacao das vendas. Esse jogo e real e correspondido, se jogado com grandeza. E pode ser dominado por qualquer empreendedor que esteja disposto a aprender sempre. Porque o mercado e dinamico, os consumidores sao dinamicos. A demanda e dinamica. Quem fica parado, fica para tras.

Ao pensar em sua empresa, lembre-se dos cinco sentidos. Qual o cheiro que esta no ar? Ele pode ser mais agradavel? Torne-o mais agradavel. O que esta a vista do cliente, esta disposto de maneira atrativa? Nao esta atrapalhando o caminho de maneira que o irrite? Se ha algum ruido, ele incomoda? Se ha musica, esta no volume adequado? O estilo da musica nao perturba? Pense no cafe, na agua, na poltrona de espera. Que tal chamar alguem que entenda de design para ajustar esses detalhes? Afinal, estamos falando em conquistar e fidelizar clientes.

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