Franquia I Um mercado que nao para de crescer

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De acordo com a Associacao Brasileira de Franquias (ABF), o segmento encerrou 2010 com crescimento de 20% em relacao ao ano anterior, faturamento de R$ 76 bilhoes e 777 mil empregos diretos. Nos ultimos cinco anos, o setor cresceu uma media de dois digitos por periodo. Neste ano, apesar do esfriamento da economia nos primeiros meses, o mercado espera crescer 15%.

A previsao e que o franchising duplique de tamanho ate 2014, ano da Copa do Mundo. Ate la as empresas devem movimentar mais de R$ 150 bilhoes, preve o presidente da Associacao Brasileira de Franchising e da rede Bobs, Ricardo Bomeny, em entrevista a revista Franquias & Negocios.

Nunca houve tambem tanto interesse de empresas estrangeiras pelo mercado brasileiro. Atualmente apenas 8% do total das franquias existentes no Brasil sao de marcas internacionais. Por ser um volume baixo e existir grande interesse das multinacionais virem ao Brasil acredito que o total deva superar 15% ate a Copa. Existem inumeros consultores contratados pelas marcas estrangeiras em busca de boas oportunidades no Brasil em setores como alimentacao, luxo, cosmeticos, moda e hotelaria, que devera deslanchar com a Copa e Olimpiadas, disse Bomeny.

O desempenho do setor acompanhou a boa performance da economia brasileira dos ultimos anos, alavancada pela grande oferta de credito e o aumento do poder de compra da populacao. O surgimento das microfranquias (franquias cujo investimento inicial nao passa de R$ 50 mil) e o reflexo dessa nova realidade do mercado, explicou Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF.

Para o executivo, outro fator que explica o crescimento do setor e a grande expansao dos shopping centers, em especial no interior do pais. Hoje, quase 60% dos lojistas que ocupam os novos shoppings sao de marcas franqueadoras. Ou seja, temos otima sinergia com outro segmento que vive boa fase de expansao, disse.

Sendo assim, um dos setores mais promissores e a microfranquia, que nao exige grandes investimentos em pontos comerciais, numero de funcionarios e cria a possibilidade de se prestar servicos a partir da casa do novo empreendedor. Tambem a area de servicos oferece grande potencial de crescimento. Diversos setores estao bem ha muitos anos, entre eles alimentacao, cosmeticos, acessorios, bijuterias e o de capacitacao (computacao, educacao corporativa e idiomas). Sao negocios que crescem a taxa de 20% para cima ao ano.

Apenas em 2010 surgiram 212 novas redes de franquia no mercado. Por tras desse numero estao industrias que cada vez mais buscam operacoes de varejo; times de futebol que apos o sucesso da loja O Poderoso Timao apostam nesse nicho de mercado; e as inovacoes como as casas de frozen yogurt.

A expansao internacional continua em alta. Atualmente, existem 68 redes brasileiras atuando no exterior. Elas estao presentes em 49 paises, em todos os continentes, o que representa 4% do total das marcas nacionais. Nossas empresas precisam competir por maior espaco no Exterior. Afinal, muitas sao referencia de qualidade. O Boticario, por exemplo, e a maior empresa brasileira franqueadora do mundo na area de cosmeticos, afirmou Ricardo Bomeny.

Como acontece com qualquer empresa, ha pros e contras ao abrir uma franquia:

Pros

1. Voce vai representar uma marca estabelecida e ser parte de um sistema operacional com estrutura de gestao definida.

2. A taxa de falha de franquias e muito baixa.

3. Os associados franqueados podem ajudar a gerar novas ideias e fornecer apoio adicional. Alem do mais, eles atuam como referencia para voce medir seu progresso.

4. E possivel aprender com os erros dos outros, desenvolver treinamentos e receber apoio em vez de confiar em seu proprio julgamento.

5. Os produtos ja sao bem conhecidos.

6. Com o sucesso de franquias vem potencial de crescimento dentro da organizacao, tais como oportunidades para comprar novos estabelecimentos pre-financiados.

7. Se algum dia voce decidir que quer sair, sera capaz de encontrar um monte de gente disposta a comprar um negocio em andamento.

Contra

1. Voce nao vai ser seu proprio patrao, nem totalmente independente para tomar suas proprias decisoes.

2. Nao sera capaz de fazer alteracoes as operacoes da franquia, pois tem que seguir o metodo testado e comprovado. Ou seja, nao ha espaco para inovacao.

3. Tem que pagar royalty baseados em um percentual de suas vendas mensais.

4. Se qualquer uma das franquias de outra irma gerar publicidade negativa ou a atencao da midia, sua franquia tambem sofrera a reacao de tais alegacoes.

5. E mais caro para comprar uma franquia do que iniciar seu proprio empreendimento independente - cerca de 40% a mais!

6. Vai ficar vinculado por um contrato com muitos termos e condicoes.

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