Criando centros de servicos compartilhados

Gostou? compartilhe!

Conheça

Criando centros de servicos compartilhados

Desafios para manter a competitividade, reduzindo custos e otimizando processos

A reducao de custos e a otimizacao de processos operacionais para manter as empresas competitivas fazem parte da estrategia de todas as organizacoes, principalmente em tempos de incerteza na economia. O desafio esta na reducao dos custos, sem comprometer a qualidade das operacoes e das ofertas.

Portanto, otimizar os processos internos, terceirizar as atividades que nao representam o foco principal e converter custos fixos em variaveis sao alguns dos caminhos possiveis. Hoje, a competitividade e um fator decisivo, quando se trata do sucesso no ambiente empresarial.

Dentro da proposta de reducao de custo e da oportunidade de melhorar a gestao das atividades de suporte, muitas empresas tem procurado solucoes para uma nova forma de organizar seus processos, desenvolvendo Centros de Servicos Compartilhados, beneficiando-se de ganho de escala, eficiencia e flexibilidade.

Este e um modelo de organizacao de processos operacionais, pelo qual uma area da empresa presta servicos, a partir de um mesmo ponto de atendimento, para varias unidades ou departamentos, otimizando recursos e integrando tecnologias, processos e pessoas.

Podem ser centralizados os departamentos como juridico, tecnologia da informacao, software e hardware, compras, qualidade, financeiro, contabilidade, fiscal, folha de pagamento, recursos humanos, comunicacao e marketing, atendimento de clientes, recebimento de pedidos, suporte administrativo, pesquisas etc.

A proposta e que esta centralizacao estenda-se a todas as areas comuns da empresa, consolidando funcoes similares dentro de seu negocio, com equipes especializadas em cada setor. Uma abordagem centralizada e mais eficiente do que manter as diferentes atividades em cada operacao.

Crescimento

A centralizacao de servicos compartilhados tem sido adotada, principalmente por empresas que tem tido crescimento rapido, padronizando seus procedimentos para manter o controle sobre suas operacoes. O capital humano e sempre um fator critico para o sucesso na implantacao desse sistema, necessitando sempre de comunicacao eficaz, definicao de processos solidos e treinamento dos colaboradores envolvidos.

O Centro de Servicos Compartilhados e um modelo de gestao que nao pode mais ser considerado modismo de administracao, pois apoia diretamente o desenvolvimento dos negocios, na medida em que permite a organizacao investir mais tempo e recursos nas areas prioritarias para a geracao de receitas.

Whatsapp Augusto Whatsapp Augusto