Conheca tres modalidades de estrategias comerciais

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Conheca tres modalidades de estrategias comerciais

Defina a que mais se ajusta ao perfil da sua empresa.

Todo negocio que possui como objetivo o lucro deve ter a sua estrategia definida para atingir as metas planejadas. Quem busca essa definicao devem conhecer quais sao os tipos possiveis de estrategia, principalmente para a micro e pequena empresa. Embora sejam muitos os tipos de estrategias comerciais, cuja adocao determina o comportamento de toda empresa, Michel Porter condensou em tres tipos basicos de estrategias: lideranca em custos, diferenciacao e foco.

Lideranca em custos

A empresa que adota esta estrategia trabalha para conseguir os menores custos de materiais e de mao-de-obra, praticando precos reduzidos, alem de obter uma grande participacao de mercado, que resulte no lucro pelo alto volume de vendas. No caso da adocao desse modelo, o risco e o surgimento de empresas com custos ainda menores. Outra dificuldade dessa estrategia, principalmente para o pequeno negocio, e de que mesmo ofertando precos reduzidos pode-se nao conseguir o volume esperado nas vendas. Sao muitas as empresas de varejo, geralmente com alto poder de publicidade, que adotam tal estrategia, brigando na midia pelo menor preco. Em resumo: deve-se tomar muito cuidado ao se pensar na sua adocao, pois, sendo usada por impulso, pode comprometer a propria sobrevivencia do negocio.

Estrategia da diferenciacao

Neste modelo, a empresa concentra-se em oferecer beneficios importantes aos seus clientes, valorizados por grande parte do mercado e diferentes dos demais concorrentes. Esses beneficios podem ser: atendimento diferenciado, pos-venda especial, assistencia tecnica, rapidez nas entregas, entre outras acoes inovadoras. Um exemplo interessante e o da Kopenhagem que, com uma embalagem sofisticada, transformou o chocolate em uma opcao de presente. As empresas que adotam essa estrategia devem cultivar sempre a busca pela inovacao, pela diferenciacao, sabedoras de que podem rapidamente ser copiadas pelos concorrentes, tornando-se iguais novamente.

Estrategia do foco

Neste caso, a empresa concentra o seu negocio em um segmento estreito do mercado por conhecer profundamente suas necessidades, criando identificacao e fortalecimento com os clientes, resultando em fidelidade, ou seja, vendas constantes. E o caso das lojas de vestuario tamanho grande, dos produtos religiosos ou dos produtos direcionados a uma faixa etaria especifica.

Portanto, seja qual for o seu negocio, e importante pensar na adocao de uma estrategia que represente o que a empresa faz de melhor para obter os lucros sempre tao almejados.

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