Compras de bens e servicos | Praticas de gerenciamento favorecem a competitividade empresarial

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Conheça

A aquisicao de bens e servicos utilizados na producao e na revenda de produtos pode ser considerada a atividade responsavel pela maior parte do custo de producao e de mercadorias vendidas de uma empresa. Alguns estudiosos dimensionam entre 50% a 60% do custo de producao ou de revenda sao representados pela compra de componentes, materiais e servicos, que sao adquiridos dos fornecedores externos.

Apesar da importancia da funcao de Compras ou de Suprimentos de materiais, ela foi considerada, durante muito tempo, uma atividade de carater tatico e de cunho administrativo dentro das organizacoes. Ela teve sempre um perfil reativo as decisoes tomadas pelas outras funcoes, principalmente na de Producao.

Assim, novas formas de gerenciamento da producao foram criadas, incluindo conceitos como Just In Time (JIT), Gerenciamento pela Qualidade Total, reducao do ciclo de producao de novos produtos, entre outras praticas. Isto fez com que a busca pela reducao de custos e pela melhoria da qualidade fosse ampliada para obter competitividade no cenario internacional, levando a funcao de Compras a adocao de novas praticas de gerenciamento, como parte importante da estrategia organizacional da empresa.

Dessa forma, a funcao Compras ou Suprimento passou por quatro estagios ao longo do tempo: o reativo e o mecanico (perfil tatico) e o pro-ativo e a gerencia estrategica de suprimentos (perfil estrategico):

Reativo

Caracterizado pela pouca agregacao de valor as organizacoes.

Mecanico

Comeca a surgir a preocupacao com reducao de custos, levando as iniciativas como enxugamento do processo de cotacao, otimizacao do fluxo logistico, comprometimento das encomendas colocadas junto ao fornecedor e informacao antecipada aos fornecedores sobre previsoes das necessidades de bens e servicos.

Observa-se, ainda, uma evolucao nas tecnicas e nas praticas em relacao a fase anterior em busca da modernizacao, embora ainda nao seja possivel verificar um direcionamento estrategico. As preocupacoes nestes dois estagios estao voltadas para questoes do dia-a-dia, de cunho operacional e em um horizonte de tempo de curto prazo, classificada como de perfil tatico.

Pro-ativo

O foco deixa de ser tatico e passa a considerar mais as questoes abrangentes e de repercussao de maior prazo. O objetivo e a otimizacao do custo do ciclo de vida, adicionando maior valor para o consumidor.

Os demais departamentos passam a ser chamados a participar das aquisicoes, garantindo que todos os aspectos tecnicos e do custo sejam adequadamente considerados. Tal acao da suporte a estrategia competitiva da empresa, por meio da adocao de tecnicas, metodos e atividades que fortalecam a posicao competitiva da empresa.

Gerencia estrategica de suprimentos

Ocorre a integracao de Compras e Suprimentos com a estrategia competitiva da empresa, ou seja, com a real caracterizacao do seu papel estrategico na organizacao. As atividades e estrategias, definidas para a funcao de Compras ou Suprimentos, dao suporte a estrategia competitiva da empresa e sao derivadas dela.

Sua evolucao esta ligada ao processo de alinhamento da sua estrategia com a da empresa e, por conseguinte, ao emprego de praticas gerenciais que contribuam diretamente para o aumento de vantagens competitivas.

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